Bloqueio de Whatsapp cria onda de boatos, mas app deve ser suspenso
Boatos sobre a derrubada da determinação de Justiça sobre o bloqueio do Whatsapp estão circulando nas redes sociais. A matéria compartilhada no aplicativo é de fevereiro deste ano, quando o desembargador Raimundo Nonato Alencar, do Tribunal de Justiça do Piauí, suspendeu a determinação expedida pelo juiz Luiz de Moura Correia, da Central de Inquéritos da Comarca de Teresina.
As informações falsas começaram a circular nas redes sociais e aplicativo de troca de mensagens poucas horas depois da determinação ser expedida. Uma imagem, sobre matéria da Folha de S. Paulo, foi compartilhada, porém a data da matéria é de fevereiro deste ano.
O aplicativo será bloqueado por 48h, a partir da 0h desta quinta-feira (17). A interrupção temporária do serviço se deu por determinação judicial, expedida nesta quarta-feira (16).
Ainda não se sabem os motivos que levou a determinação judicial, sendo que o autor da ação está mantido sob sigilo. Mas, segundo as empresas, o aplicativo, e outros do gênero, realiza chamada de voz, serviço que não poderia ser prestado por eles. As teles haviam cobrado o governo para a regulamentação dos apps. (Matéria atualizada às 21h23 para acréscimo de informações)