ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 32º

Lugares por Onde Ando

França cria QR Code e simplifica entrada de brasileiros

Paulo Nonato de Souza | 21/08/2021 08:20
A Torre Eiffel (ao fundo) é um dos diversos atrativos turísticos da França, país europeu com fronteira aberta para brasileiros (Foto: Reprodução)
A Torre Eiffel (ao fundo) é um dos diversos atrativos turísticos da França, país europeu com fronteira aberta para brasileiros (Foto: Reprodução)

A França, é a França. Você pode até preferir outros destinos europeus, mas se o planejamento de viagem é para a Europa dificilmente não levará em conta a grande diversidade de atrativos franceses, como as suas cidades medievais, aldeias alpinas, lagos, praias mediterrâneas, museus, os sabores da comida para todos os gostos, os vinhos e os queijos.

Paris, por exemplo, é uma das capitais europeias mais famosas do mundo, por sua alta costura, museus de arte clássica, como o Louvre e monumentos como a Torre Eiffel. “Sou apaixonado pela Inglaterra, amo a Suíça, mas não resisto uma passada em Paris nem que seja por um dia ou dois”, disse o campo-grandense João Pedro Ferreira de Souza, ansioso para voltar a viajar para o exterior.

Por toda essa preferência pela França, não resta dúvida de que a decisão do governo francês em simplificar a entrada de turistas brasileiros no país, anunciada esta semana, chega em bom momento. Afinal, as férias de final de ano estão chegando e isso significa que é hora de planejar para onde viajar, algo nem sempre fácil, ainda mais em tempos de pandemia.

O governo da França abriu em 17 de julho as fronteiras do país para turistas, incluindo quem parte do Brasil, desde que vacinados com Pfizer, AstraZeneca, Janssen e Moderna. A CoronaVac, também aplicada nos brasileiros, não é aceita porque ainda está na fase de análise pela Agência Europeia de Medicamentos.

A decisão francesa dispensava restrições sanitárias para os já 100% imunizados, mas o sistema francês não estava compatível com os certificados de vacina fora da Europa, e tirar o “passaporte da vacinação”, item básico para a entrada dos turistas em território francês, era dificultada pela burocracia.

Por conta disso, o jeito foi desburocratizar o "passaporte da vacinação". A novidade, anunciada agora em agosto, é um QR Code de uso individual, reconhecido pelo sistema francês, que possibilita converter o certificado de imunização dos estrangeiros. As novas medidas valem para os maiores de 18 anos e será estendida para adolescentes de 12 a 17 a partir do dia 30 de setembro. O passaporte é fundamental, sem ele você não estará autorizado a circular pelo país.

Antes de solicitar seu passaporte sanitário francês leve em conta a exigência da segunda dose da Pfizer, Moderna ou AstraZeneca há 7 dias ou a dose única da Janssen há 4 semanas. Veja abaixo as dicas do site Viagem e Turismo sobre os caminhos que terá de seguir para obter o documento:

1) Salve os seguintes documentos em PDF, PNG ou JPEG os comprovantes de vacinação, cópia do passaporte válido, passagem aérea de volta e o formulário preenchido.

2) Envie um e-mail para area3.covid-pass@diplomatie.gouv.fr com os quatro documentos em anexo. O assunto da mensagem deve seguir o padrão PAÍS DE RESIDÊNCIA / SOBRENOME Nome / DATA DE CHEGADA À FRANÇA.

3) Assim que o pedido for processado, você receberá um QR Code por e-mail. Não há um prazo para recebê-lo, portanto envie o pedido o quanto antes.

4) Quando o passe sanitário for solicitado, apresente o QR Code impresso ou na própria tela do celular através do aplicativo TousAntiCovid.

O QR Code é de uso individual. Caso esteja viajando em grupo, é necessário fazer uma solicitação para cada pessoa. As informações atualizadas se encontram nessa página do Ministério das Relações Exteriores da França.

Se você não conseguir obter o QR Code a tempo da sua viagem, a alternativa é fazer o teste de antígeno ou o RT-PCR em um laboratório ou farmácia na França. O resultado do exame será automaticamente inserido no sistema de saúde francês e aparecerá no aplicativo TousAntiCovid. Mas se você testar positivo para a Covid-19 será obrigado a cumprir quarentena.

Nos siga no Google Notícias