Ministério vai lançar programa para investir em turismo local
Evento de lançamento vai ocorrer no dia 3 de julho, em Bonito, com a participação do ministro Marcelo Álvaro Antônio
O Ministério do Turismo vai lançar no começo de julho, em Bonito, cidade que fica a 257 km da Capital, o programa “Investe Turismo”, que busca incentivos e melhor estrutura para setor, tendo três rotas de Mato Grosso do Sul contempladas. Entre elas Campo Grande, Pantanal e Serra da Bodoquena.
Na região de Campo Grande, a área priorizada é o "Caminho dos Ipês", em Sidrolândia, já para o Pantanal, entra as cidades de Aquidauana, Miranda e Corumbá e na Serra da Bodoquena, entra Bonito, Jardim e Bodoquena.
O evento vai ocorrer no dia 3 de julho, sendo o quinto seminário itinerante que está percorrendo todo País, com a apresentação de projetos que buscam desenvolver 30 rotas turísticas no Brasil, nesta primeira fase, com um investimento de R$ 200 milhões do Ministério.
Para Mato Grosso do Sul, a previsão inicial é de R$ 4,2 milhões, atendendo assim uma estratégia da Fundtur (Fundação Estadual de Turismo). “O programa atende as nossas demandas, que é o fortalecimento do setor organizado dos territórios, a governança e a promoção dos destinos em grandes eventos nacionais e internacionais”, disse o presidente da Fundação, Bruno Wendling.
Ele revelou que o programa também atenderá “estudos de mercado” para atrair novas empresas, em uma parceria com a iniciativa privada. Haverá um trabalho conjunto entre governo federal, estadual, municipal, além do setor empresarial e Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
Evento - O lançamento do programa vai contar com a presença do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio. Entre as medidas está o uso de recursos para atrair o setor privado, tendo a participação do Sebrae. “Pensar em inovação e transformação dos atrativos para potencializá-los”, disse ele.
As rotas escolhidas terão quatro linhas de trabalho, com agenda entre setor público e privado, melhoria nos serviços e atrativos locais, foco nas pequenas empresas, marketing e apoio a comercialização; participação em eventos estratégicos e apoio a linha de crédito e fontes de financiamento.