ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 29º

Lugares por Onde Ando

Oito dicas de trilhas para fazer turismo de natureza em Mato Grosso do Sul

Com Bonito e o Pantanal, Mato Grosso do Sul aparece na lista dos principais destinos de turismo de natureza do Brasil

Paulo Nonato de Souza | 24/06/2019 07:09
Oito dicas de trilhas para fazer turismo de natureza em Mato Grosso do Sul
O Morro do Ernesto, na saída para Rochedo, é uma das quatro trilhas mais procuradas pelos campo-grandenses amantes do turismo de natureza (Foto: Leandro Verruch)

Contato direto com o meio ambiente, observar e fotografar diferentes tipos de paisagens, incluindo rios, cachoeiras, cavernas, piscinas naturais, aves e mamíferos, enquanto pratica exercício físico ao ar livre. É o turismo de natureza com sua diversidade de opções, como rapel, rafting, escalada, cavalgadas e trilhas, uma tendência do setor que ganhou força em 2018 e segue cada vez mais em alta em Mato Grosso do Sul.

Com Bonito e o Pantanal, Mato Grosso do Sul aparece na lista dos principais destinos de turismo de natureza do Brasil ao lado de Fernando de Noronha e Chapada Diamantina, levanto em conta itens importantes, como estrutura de hotelaria, serviços turísticos com passeios e guias.

Nas trilhas, algumas de nível fácil, outras difíceis, você tem a oportunidade de curtir a harmonia com a natureza em caminhadas por lugares incríveis em áreas urbanas ou rurais. Em Campo Grande, por exemplo, nem é preciso ir muito longe para tirar onda de trilheiro. Tem a Trilha dos Sentidos, no Parque Estadual do Prosa, na região do Parque dos Poderes, com entrada no final da Avenida Mato Grosso, uma das principais vias da capital sul-mato-grossense.

Com base em levantamento da Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), listamos oito trilhas. São quatro trilhas em Campo Grande, duas em Aquidauana e as demais em Sidrolândia e São Gabriel do Oeste.

Campo Grande:

1 - Trilha dos Sentidos – No Parque Estadual do Prosa, em Campo Grande. Com visitas guiadas em grupos pequenos e mediante agendamento, a trilha é uma aula sobre educação ambiental. No caminho pela mata a lista de atrativos inclui o Córrego Desbarrancado e o Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), onde estão 700 animais em fase de recuperação. O passeio tem duração de aproximadamente duas horas.

2 - Trilha da Usina – Tem 5 km de extensão com quatro cachoeiras, escalada e travessia do Córrego Ceroula pelo caminho. O lugar abriga o que ainda resta da primeira usina hidrelétrica da Capital.

3 - Inferninho – O local possui uma bela cachoeira com cerca de 30 metros de altura utilizada para a prática de rapel. É aberto à visitação, mas não se surpreenda com a falta de infraestrutura.

4 - Morro do Ernesto – Na Fazenda Córrego Limpo, propriedade privada a 20 km do centro de Campo Grande, a trilha tem percurso de 8 km num roteiro com uma cachoeira de quatro metros e duas corredeiras. O acesso é pela rodovia MS-080, saída para Rochedo. Há uma taxa de R$ 10 por pessoa para fazer a caminhada.

Sidrolândia:

5 - Trilha Furna da Conquista – Distante 40 km de Campo Grande e a 20 km de Sidrolândia, a trilha tem o trajeto é de 4,5 km em meio de mata nativa. O passeio passa por uma cachoeira de dois metros e duas corredeiras. Fica na fazenda Conquista e tem grau de dificuldade considerado fácil. No trajeto três cachoeiras, uma nascente e um mirante onde é possível ter uma vista privilegiada do lugar.

São Gabriel do Oeste:

6 - Trilha do Los Pagos – Com uma cachoeira de 70 metros em propriedade particular, tem fácil acesso e é um dos pontos turísticos mais visitados do município, distante 144 km de Campo Grande. Fica em uma região a 15 km do centro de São Gabriel com muitas riquezas naturais, como a nascente do Rio Aquidauana e cachoeiras.

Aquidauana:

7 - Trilha dos Mirantes – Com 2,8 km, fica em uma propriedade rural, a Chácara dos Mirantes, no distrito de Piraputanga, distante 119 km de Campo Grande.

8 - Morro do Paxixi – Também em Piraputanga, a trilha que pode ser feita de moto, a pé ou de bike tem acesso pela Estrada Parque de Piraputanga. Conhecida como trilha do pôr do sol do Paxixi, é uma verdadeira aventura ecológica.

Oito dicas de trilhas para fazer turismo de natureza em Mato Grosso do Sul
Vista privilegiada na Trilha dos Mirantes, no distrito de Piraputanga, em Aquidauana (Foto: Alan Eriksson/Reprodução)
Oito dicas de trilhas para fazer turismo de natureza em Mato Grosso do Sul
A Trilha Furna da Conquista, em Sidrolândia, repleta de belezas naturais (Foro: Trilha Extrema/Reprodução)
Nos siga no Google Notícias