ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, DOMINGO  24    CAMPO GRANDE 27º

Lugares por Onde Ando

Se vai para a Copa, cuidado com as regras e costumes no Qatar

Paulo Nonato de Souza | 17/09/2022 08:47
Um dos estádios sedes da Copa do Mundo no Qatar, o país está no topo dos mais desenvolvidos em infraestrutura, sem abrir mão da cultura islãmica (Foto: Reprodução)
Um dos estádios sedes da Copa do Mundo no Qatar, o país está no topo dos mais desenvolvidos em infraestrutura, sem abrir mão da cultura islãmica (Foto: Reprodução)

Aê, você vai para a Copa? Seguramente é uma das perguntas mais presentes no cotidiano dos viajante brasileiros, especialmente porque está se aproximando a abertura da Copa do Mundo de 2022, que será disputada no Qatar, primeiro país do Oriente Médio a receber a competição da Fifa, com o jogo inaugural entre Qatar e Equador, dia 21 de novembro, às 12h (Horário de Mato Grosso do Sul).

Faltando dois meses para o início da Copa, quem já está de malas prontas para viajar ao Qatar precisa estar atento às regras de comportamento no país. Está no topo da lista dos países de maiores índices de desenvolvimento econômico e tecnológico, mas se mantém fiel aos hábitos e costumes islâmicos, nada comparados aos padrões ocidentais, menos ainda quando se trata de brasileiros.

É fundamental que você conheça as regras antes de embarcar. Por exemplo, evite manifestações públicas de afeto, mesmo que seja com pessoa de sexo diferente, se entre pessoas do mesmo sexo, nem ouse, porque a pena é de sete anos de prisão. A severidade da lei islâmica preocupa a opinião pública, e a Fifa tem mediado a questão com as autoridades do Qatar, mas o melhor mesmo é não pagar para ver.

A lista de regras é bem mais extensa e, para facilitar a sua vida na permanência no Qatar, relacionamos sete coisas não tão faladas na imprensa em geral, mas que o turista não pode fazer no país da Copa do Mundo de 2022:

  1. Cumprimentar com aperto de mão,
  2. Fotografar sem autorização,
  3. Usar roupas ousadas,
  4. Fumar na rua,
  5. Comprar ou usar entorpecentes,
  6. Falar palavrão e fazer gestos obscenos,
  7. Jogar lixo em lugares impróprios.

No Qatar as regras de vestimentas não valem só para mulheres, valem também para os homens. As mulheres usam túnica preta (abaia) com lenço (hijab) e os homens usam túnica branca (thoub). No caso dos estrangeiros não há esse rigor nas indumentárias, mas todos devem se vestir com trajes discretos. As mulheres devem vestir roupas que cubram os joelhos, ombros, colo e barriga. Roupas que marquem o corpo ou transparentes são reprovadas e passíveis de punição.

Se está consciente e preparado para respeitar a cultura islâmica do Qatar, então é só viajar e curtir o país de pouco mais de  2 milhões de habitantes e com área 30 vezes menor que Mato Grosso do Sul. Se o objetivo é torcer pela Seleção Brasileira, a estreia do Brasil será no dia 24 de novembro, contra a Sérvia, às 15h, no horário sul-mato-grossense.

Nos siga no Google Notícias