ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
AGOSTO, QUARTA  14    CAMPO GRANDE 31º

Lugares por Onde Ando

Veja dicas de dois destinos além de Cuzco e Machu Picchu

Sacsayhuamán e Ollantaytambo, sem badalação, mas com conteúdos para que sua viagem ao Peru seja inesquecível

Por Paulo Nonato de Souza | 13/08/2024 09:28
Sacsayhuaman é uma fortaleza do Império Inca, construída por volta de 1438, hoje em ruínas, localizada dois quilômetros ao norte da cidade de Cuzco (Foto: Reprodução)
Sacsayhuaman é uma fortaleza do Império Inca, construída por volta de 1438, hoje em ruínas, localizada dois quilômetros ao norte da cidade de Cuzco (Foto: Reprodução)

O Peru é um destino da América do Sul que soa familiar para os brasileiros por abrigar uma parte da Floresta Amazônica. Mas Cuzco e Machu Picchu, uma antiga região inca na cordilheira dos Andes, são os destinos que logo vem à mente quando se fala em visitar o país. No entanto, há outros lugares peruanos, não muito badalados, que não ficam atrás como atrativos para os visitantes.

Por exemplo, estando em Machu Picchu, você pode fazer um bate-volta para Sacsayhuamán e Ollantaytambo, atrativos pouco mencionados, porém, com conteúdos mais do que suficientes para que a sua experiência no Peru seja inesquecível. Trata-se de uma fortaleza Inca, hoje em ruínas, de onde se observa uma singular vista panorâmica dos arredores, incluindo a cidade de Cuzco.

Veja abaixo as dicas do site VamosLatam para você aproveitar bem uma viagem em três dias de permanência no Peru:

Começando a viagem por Machu Picchu - Uma joia esperando por você! Ao chegar você vai achar que está vivendo uma experiência fora deste mundo. Admirar a majestosa paisagem produz emoções muito intensas impossíveis de serem expressadas com palavras. Sabe aquele famoso cartão-postal que mostra uma paisagem panorâmica de Machu Picchu?

Você pode tirar essa fantástica foto na Casa del Guardián, onde começa o percurso do passeio. Visite o Templo del Sol, um dos mais importantes por ser dedicado ao Deus Inti. Um fato interessante é que as suas janelas estão alinhadas exatamente para receber o sol do solstício de junho. Será que você já se perguntou como era a vida na época dos Incas? Para descobrir, nada melhor que ir até a praça principal, onde ficava o coração da cidade antiga, que era palco dos maiores acontecimentos.

Cuzco é o ponto de partida para você visitar esse incrível Patrimônio da Humanidade. A alternativa que a maioria prefere é ir de trem até Aguas Calientes, a cidade mais próxima de Machu Picchu. Chegando lá, você pode ir até Machu Picchu em 25 minutos de ônibus ou em duas horas, se preferir fazer o percurso a pé. É importante reservar a sua visita com antecedência, pois as entradas são limitadas por dia.

Caminhando por Cuzco – Seu segundo dia pode ser por Cuzco, a antiga capital do Império Inca, lugar perfeito para continuar conhecendo a apaixonante história e cultura peruanas. Vale começar o passeio pela Plaza de Armas, no coração do centro histórico, que é Patrimônio da Humanidade. Ao redor da praça existem históricos edifícios da época colonial, tais como a Catedral de Cusco.

No seu interior você encontra criptas, uma sala que expõe uma variada coleção de objetos de prata e uma pintura em especial que vai chamar a sua atenção, uma curiosa réplica da “A Última Ceia”, uma adaptação colonial única em que o jantar pintado por Da Vinci é substituído por pratos da região, como cuy assado (porquinho-da-índia). Os ingressos custam US$ 11 e são comprados na bilheteria no dia da visita.

Se você continuar caminhando pelas estreitas ruas, após alguns minutos estará no bairro de San Blas, conhecido como “o bairro dos artistas”. O apelido deve-se às inúmeras lojas de artesanato e galerias dedicadas à arte regional. Não perca a oportunidade de comprar suas lembranças de viagem aqui! Ainda em Cusco, caminhe por mais 15 minutos desde o centro e conheça Sacsayhuamán, uma formidável fortificação inca construída com blocos de pedra de até nove metros de altura. Você consegue imaginar como eles ergueram essa impressionante construção? É o ponto perfeito para ter uma vista fantástica de Cusco e assistir ao pôr do sol.

O terceiro dia em Ollantaytambo - É uma cidadezinha que fica a duas horas de ônibus de Cuzco. Um lugar histórico que vai mostrar mais sobre a civilização Inca, onde você vai poder percorrer as ruas de paralelepípedos e visitar casas com mais de 500 anos. Nessa caminhada recomendamos experimentar pratos e bebidas típicas como a chicha, enquanto se dirige ao protagonista do lugar: o sítio arqueológico de Ollantaytambo.

É onde estão as ruínas de um espetacular forte inca que nos permite ter uma ideia de como era a vida e a cultura do império. Se ficou interessado em viajar para o Peru, comece desde já a fazer as suas buscas por passagem e hospedagem. A Latam tem opções de voos para a cidade de Cuzco, de onde poderá dar início ao seu roteiro de lugares mágicos, marcados pela civilização inca.

Nos siga no Google Notícias