Chevrolet Prisma, versão sedã do Onix é lançado oficialmente
O carro agora vem recheado de equipamentos e preços partem de 34.990.
Na última terça-feira (26) a Chevrolet revelou oficialmente o novo Prisma, versão sedã do Onix, já o antigo Prisma deixará de ser fabricado, agora ele passa a ser feito sobre a plataforma GSV (sigla em inglês para "Veículo Compacto Global") e deixa de usar a plataforma antiga derivada do Celta.
Sua fabricação será na planta de Gravataí (RS), onde a montadora anunciou a criação do terceiro turno com a intensão de aumentar a produção do modelo e tenta repetir o sucesso das vendas do Onix Hatch, lançado em outubro do ano passado, que ocupou a quinta posição no ranking dos mais vendidos do país.
Segundo dados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o Onix vendeu neste ano cerca de 16,8 mil unidades, considerando os números da primeira quinzena deste mês. Em 2012 de outubro em diante, foram 18.149.
Motores e versões
O novo Prisma, será oferecido em duas versões, LT e LTZ com preços entre R$ 35 mil e R$ 45 mil. Os motores disponíveis são os já conhecidos 1.0 que rende 80 cv e 1.4 de 106 cv, ambos flex.
Com o motor 1.0, o Prisma acelera de 0 a 100 km/h em 12,7 segundos e atinge velocidade máxima de 173 km/h, enquanto nas versões com motor 1.4 vai da imobilidade aos 100 km/h em 10,1 segundos e atinge máxima de 180 km/h, de acordo com os dados da marca.
Os modelos trazem de série sensor de estacionamento, direção hidráulica, ABS/EBD e airbag frontal em todas as versões. O sistema multimídia MyLink é opcional na LT e de série na versão LTZ. O sistema estreou no hatch Onix e ganhou novos aplicativos, o motorista pode sintonizar mais de 70 mil estações de rádio do mundo todo via internet ou usar navegação GPS com mapas em 3D.
Para utilizar os aplicativos é necessário fazer o download em um smartphone compatível com o MyLink, pelo App Store e Google Play.
O MyLink faz uso de uma tela LCD touch screen de sete polegadas. Por meio do sistema, é possível controlar algumas configurações funcionais do carro, como avisos sonoros de faróis ligados, acionamento do limpador traseiro, travamento automático das portas, entre outros.
Outra função do sistema é a distribuição do som ambiente do rádio de forma independente em cada uma das caixas de som das quatro portas, além da importação de informações tradicionais do celular como, agenda de contatos e histórico de chamadas. À parte de todas estas funcionalidades, o sistema executa funções tradicionais de rádio AM/FM com leitor de áudio para arquivos MP3/WMA.
Entre os acessórios oferecidos, há câmera de ré, DVD no encosto de cabeça, bancos de couro, pedaleira esportiva, friso cromado e lâmpadas para lanternas e faróis na configuração Effect Blue.
O modelo vem apenas com transmissão manual, mas ganhará uma versão automática no segundo semestre deste ano ainda, provavelmente a mesma de seis velocidades já usada em modelos como Cobalt, Sonic e Cruze que será acoplada ao motor 1.4 pela primeira vez.
Segundo dados da marca, ele será bem maior que seu antecessor, terá um entreeixos de 2,52 m e largura de 1,70 m, cerca de 30 cm mais longo que o Onix, tendo 4,27 m de comprimento, já o porta-malas tem 500 litros.