Fiat lança Strada 2014 com novo visual e porta extra na versão cabine dupla
Picape celebra 15 anos de história
A Fiat apresentou à imprensa nesta quarta-feira (16) a linha 2014 da Strada, o modelo ganhou mudanças visuais e a grande novidade fica por conta da terceira porta do lado direito no estilo "suicida" na versão cabine dupla.
Esta configuração é inédita entre as picapes compactas e é oferecida para facilitar o acesso ao (pequeno) banco traseiro, a porta só pode ser aberta quando a porta do passageiro dianteira também estiver aberta, por meio de uma alavanca.
Chama atenção a ausência da coluna entre as duas portas, o que facilita o acesso dos passageiros: “Desde o início, nos anos 1990, a Strada foi pensada para ver versátil. É um veículo comercial com conforto de automóvel e seus donos gostam de exibi-la”, afirma o diretor de design de produto da Fiat Chrysler, Claudio Demaria. “A linha 2014 tem 300 componentes novos”, ressalta. A maioria dessas alterações ocorreu na carroceria.
A Fiat Strada foi lançada no mercado brasileiro em 1998 e desde o seu lançamento até agora o modelo vem recebendo diversas atualizações e melhorias para se manter lider no seguimento de picapes pequenas, nenhum outro carro recebeu tantas mudanças no design. A cabine estendida surgiu em 1999 e permitiu que a picape Fiat tomasse a liderança da Volkswagen Saveiro em 2000. De lá para cá nunca mais saiu do topo do ranking.
Completando as mudanças externas, a Fiat informa que a Strada 2014 ganhou linhas de cintura mais alta e uma caçamba maior, que cresceu oito centímetros na altura, oferecendo mais volume para carga, a versão Working ganhou um novo para-choque. Outras pequenas novidades foram introduzidas como a abertura elétrica da tampa do combustível; porta escada; novo vidro traseiro e novo volante para Trekking e Adventure.
A Fiat informa que o compartimento de carga da cabine simples leva agora 1.220 litros (120 a mais), a estendida, 910 litros (110 a mais) e a dupla, 680 litros (100 a mais). A nova cabine dupla recebeu reforços no teto, na base e nas portas para resistir a impactos laterais. “A instalação da terceira porta resultou em aumento de dez quilos no peso total do carro”, afirma Demaria. “Está melhor na rigidez torcional, flexional e no crash test”, diz. Segundo a Fiat, o projeto evoluiu em 15 meses e consumiu 600 mil horas de engenharia e design, envolvendo 250 pessoas. Os testes de rodagem somaram 1 milhão de quilômetros. “A Strada representa bem o DNA de inovação da Fiat e foi 100% desenvolvida no Brasil”, recorda o presidente da Fiat Chrysler para a América Latina, Cledorvino Belini.
A nova Strada 2014 é oferecida em seis opções. A básica Working, com cabines simples, estendida e dupla com motor 1.4 Fire Flex. A Strada Trekking só vem com cabine dupla equipada com o motor E-torQ 1.6 16V Flex. A versão topo de linha é a Adventure, que tem como opção cabine estendida ou dupla, apenas com o motor E-torQ 1.8 16V. A transmissão é manual de cinco marchas em todas as versões, mas na versão Adventure tem como opcional o câmbio automatizado Dualogic Plus.
Segundo dados da Fiat, a Strada com o motor 1.4 alcança 164 km/h e vai de zero a 100 km/h em 13,2 segundos, na versão Trekking atinge 178 km/h e acelera de zero a 100 km/h em 9,7 segundos, já na versão Adventure com motor 1.8 chega a 179 km/h de velocidade máxima e aceleração de zero a 100 km/h em 10,3 segundos.
Conteúdo e preços das versões:
Strada Working 1.4 Flex - Curta R$ 33.750; Estendida R$ 36.870; Dupla R$ 42.330: Airbags frontais e freios com assistência ABS agora são itens de série, assim como grade protetora do vidro traseiro e porta-escadas. Parte dos R$
Strada Trekking 1.6 16V Flex - Cabine Dupla R$ 48.360: Direção hidráulica, travas e vidros elétricos e volante com regulagem de altura, passará a contar, de série, com ar-condicionado e abertura elétrica da tampa do combustível.
Strada Adventure 1.8 16V Flex - Cabine Estendida R$ 49.480; Dupla R$ 54.360: rodas com 16 polegadas calçadas com novos pneus de uso misto, chave-canivete com telecomando, banco do motorista com regulagem de altura, abertura elétrica da tampa do combustível, novo quadro de instrumentos com grafia mais moderna e melhor visibilidade diurna e, também, a terceira porta traseira para a versão Cabine Dupla.
Confira a galeria de imagens: