Google apresenta carro autônomo sem pedais e volante
Apresentado na última terça-feira (27) em uma conferência na Califórnia (EUA) o carro autônomo produzido pelo Google. É a primeira vez que a gigante da internet constrói um veículo autônomo do zero - a empresa já havia incorporado a tecnologia em carros originalmente construídos por outros fabricantes, como o Toyota Prius. O protótipo de dois lugares foi revelado pelo co-fundador da empresa Sergey Brin.
Os carrinhos autônomos de dois lugares mostrados pela empresa não têm freios e nem pedais, mas botões para ligar e desligar. Eles não têm sequer volante, pois são guiados automaticamente por mapas digitais e seguem comandos eletrônicos com o auxílio de sensores. Em caso de emergência, como uma pane no sistema eletrônico, o piloto automático permite que os passageiros assumam a condução. Mas o Google salienta que os modelos são equipados com itens de segurança, como espuma adicional no para-choques e para-brisas de plástico.
O protótipo que têm mesmo tamanho que um Smart ForTwo, são movidos por motor elétrico e atingem velocidade máxima de 40 km/h. Segundo o Google, serão ideais para espaços corporativos, podendo se tornar especialmente atrativo para deslocamentos em centros urbanos congestionados.
Na parte visual o carrinho é engraçado, bem compacto, o interior tem lugar para apenas duas pessoas. Mas com a retirada do painel, volante, pedais e câmbio, sobrou um bom espaço livre. No vídeo de apresentação uma pessoa passeia com um cão da raça labrador no espaço que estaria ocupado em um carro normal.
O diretor do projeto, Chris Urmson, disse no blog do Google que o carro pode trazer benefícios e segurança. “Idosos podem manter sua liberdade mesmo que não consigam lembrar onde a chave do carro está. Bêbados e motoristas distraídos? Passado”, afirmou.
Brin não quis especificar se o Google tem a intenção de montar e vender os carros por si mesmo, dizendo apenas que a companhia vai “trabalhar com parceiros”.
Em seu blog oficial, o Google afirma querer montar 100 destes carros até o fim do ano para testes. Se tudo correr bem, a meta da empresa é criar um programa de testes aberto a motoristas regulares na Califórnia dentro de dois anos.