Hb20 ganha versão com motor 1.0 turbo
O novo motor turbo flex gera 105 cv e parte de R$ 47.445, R$ 3,7 mil a mais que a versão 1.0 aspirada
A Hyundai do Brasil acaba de lançar o HB20 com o inédito motor turbo flex de três cilindros tanto para a versão hatch quanto para o sedã, o modelo que chegou ao mercado nacional em 2012, ganhou uma atualização no visual no final de 2015 e agora chega com inovações mecânicas, e vai tentar disputar vendas com o VW Up! TSi mas também deve tirar vendas dos Fiat Palio (1.4 e 1.6), Ford Ka (1.5), Volkswagen Gol (1.6) e Toyota Etios (1.3 e 1.5).
O motor que equipa a versão turbo gera 105 cv de potência máxima a 6.000 rpm e torque de 15,0 kgf.m disponível já a 1.550 rpm, é 31% mais potente e tem 47% mais torque quando comparado ao HB20 1.0 aspirado (80 cv). Com o motor turbo o hatch chega a velocidade máxima de 182 km/h, uma significativa diferença de 13%; aceleração de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos, 23% mais rápida; e retomadas de 60 a 100 km/h e de 80 a 120 km/h mais curtas, em 24% e 30% do tempo, respectivamente. Para o sedã, a velocidade máxima passa a 183 km/h e os dados de aceleração e retomada são similares aos do hatch.
O novo propulsor traz turbocompressor de geometria fixa, com baixa inércia e turbina de apenas 34 mm de diâmetro. Feita de liga de níquel, essa turbina garante ótimo desempenho mesmo em altas temperaturas, com rotação máxima de 280.000 rpm. Seu regime normal de trabalho é de até 230.000 rpm e 1,9 bar, ou seja, 0,9 bar de pressão adicional acima da pressão atmosférica ao nível do mar.
O motor 1.0 turbo do HB20 usa um intercooler tipo ar-ar de alta eficiência. Sua função é ampliar a eficiência energética da combustão, reduzindo a temperatura e, consequentemente, aumentando a densidade do ar que é admitido no motor. Por exemplo, o ar ambiente, normalmente em torno de 25ºC, pode atingir temperaturas acima de 100ºC quando comprimido no turbo, mas resfria-se a até 30ºC ao passar pelo intercooler. Por estar exposto diretamente ao fluxo de ar atmosférico, posicionado do lado direito do radiador principal, o intercooler possui um bônus de performance ligado a velocidade do carro: quanto mais rápido o carro se locomove, mais eficiente é a operação do intercooler. Sua manutenção também fica mais simples e barata.
Para a versão turbo a Hyundai equipou o modelo com a transmissão manual de seis velocidades e não mais cinco. As primeiras marchas são mais longas e o diferencial também foi alongado em 10% em relação ao motor 1.0 aspirado.
A versão turbo do Hb20 fica posicionada entre o atual 1.0 aspirado de 80 cv e o 1.6, também aspirado, de 128 cv. Serão duas versões disponíveis com motor turbo: Comfort Plus e Comfort Style. Para o hatch, a primeira sai por R$ 47.445, enquanto a segunda custa R$ 51.595. Já no sedã os preços são R$ 51.475 e R$ 55.225, respectivamente. Os itens de série seguem a mesma lógica do HB20 aspirado.
Os preços são, em média, R$ 2.650 mais baratos que o das configurações 1.6 e R$ 3.700 mais caras que as equipadas com motor 1.0 aspirado.
Confira os preços e itens das versões
HB201.0 turbo Comfort Plus - R$ 47.445
HB20S 1.0 turbo Comfort Plus - R$ 51.475
Itens de série: Sistema Isofix de fixação de cadeirinha, direção hidráulica, ar-condicionado, travas e vidros dianteiros elétricos, computador de bordo, banco do motorista com ajuste de altura, rádio blueAudio com MP3, Bluetooth, entrada auxiliar e USB e comandos no volante, faróis com máscara negra, retrovisores elétricos, vidros traseiros elétricos, calotas de 15 polegadas, alerta visual das portas abertas, alerta sonoro de não colocação de cinto, travamento automático das portas e porta-malas a 15 km/h, lanternas indicadoras de direção, alarme perimétrico e maçanetas externas na cor da carroceria.
HB20 1.0 turbo Comfort Style - R$ 51.595
HB20S 1.0 turbo Comfort Style - R$ 55.225
Itens de série: Adiciona volante com ajuste de altura e profundidade, faróis de neblina com projetor, lanternas clear type, rodas de liga leve de 15 polegadas, chave canivete com telecomando, porta-óculos no consile de teto, iluminação no para-sol do motorista e passageiro, iluminação no porta-malas.
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