Jaguar lança F-Type coupé no Brasil
Modelo chega em três versões com opções de motor V6 e V8
A Jaguar lançou oficialmente nesta quinta-feira (29) seu novo superesportivo, o F-Type Coupé. A marca já vendia no país a versão conversível do modelo, o F-Type. O cupê está disponível em três versões, com motorizações V6 ou V8.
O topo de linha, o F-TYPE R Coupé, é equipado com o motor 5.0 V8 Supercharged, desenvolvendo 550cv, acelerando de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos e 300 km/h de velocidade máxima limitada eletronicamente.
Mesmo entregando tanta potência e desempenho, o R Coupé também é extremamente eficiente, graças a diversas tecnologias incluídas, como Injeção Direta com Spray Guiado, Duplo Controle Independente Variável de Abertura de Válvulas e o Stop/Start, que desliga o motor em situações de parada do veículo, religando instantaneamente assim que necessário, economizando até 5% de combustível. Sistema esse que pode ser desligado através de um botão no painel.
O F-TYPE S Coupé e o F-TYPE Coupé são equipados com motores V6 3.0 Supercharged que entregam 380 e 340 cv. Com isso o F-TYPE S Coupé e o F-TYPE Coupé fazem de 0 a 100 km/h em 4,9 e 5,3 segundos e atingem a velocidade máxima de 275 e 260 km/h, respectivamente.
Todos os modelos F-TYPE Coupé utilizam a transmissão de oito velocidades “Quickshift” da ZF, com a relação curta da Jaguar, que otimiza as trocas de marcha focando em performance esportiva. No modo de controle manual sequencial as trocas de velocidades podem ser feitas através do seletor de marchas SportShift através de uma esportiva alavanca no console central ou em borboletas montadas atrás do volante.
A carroceria do F-TYPE Coupé é moldada a partir de uma peça única de alumínio prensado, uma das carrocerias mais extremas feitas com esse processo de prensa fria. Esse método elimina a necessidade de diversos painéis e de outras soluções cosméticas. O teto está disponível em duas formas, completamente em alumínio ou com vidro panorâmico.
O aerofólio traseiro automático está acomodado junto à linha da traseira, junto com um esguio conjunto de lanternas de LED, que emoldura a tampa do porta-malas.
Para entregar uma condução progressiva, alinhada com a potência de 550 cv o F-TYPE Coupé R, topo de linha, tem uma suspensão que trás amortecedores ativos com um acerto ainda mais esportivo e novas tecnologias dinâmicas. Isso inclui a segunda geração do Diferencial Ativo Eletrônico (EAD) e, pela primeira vez em um Jaguar, o Sistema de Vetorização de Torque.
Já o Sistema de Vetorização de Torque, aciona o freio em escalas reduzidas para forçar as rodas de dentro da curva a manter o traçado e distribuindo mais torque nas de fora através do diferencial, aumentando a agilidade. A suspensão esportiva com amortecedores de Dinâmica Adaptativa os ajustam cerca de 500 vezes por segundo para otimizar a estabilidade, e o Modo de Dinâmica Configurável melhoram a resposta do F-TYPE R, provendo uma excitante e envolvente experiência de condução.
O F-TYPE conta com a tecnologia Dynamic-i onde através da tela touchscreen o condutor pode escolher entre acertos de suspensão, aceleração, relação de marchas, e direção além de mostrar em tempo real a força G.
O F-TYPE R e o F-TYPE S Coupé podem ser equipados com os freios de Carbono Cerâmica, que fornecem uma consistência única na freada, sem contar que esse novo sistema economiza 21 kg no peso total de peças móveis, oque melhora ainda mais a performance.
Os bancos performance do F-TYPE R Coupé tem apoios laterais infláveis que dão maior suporte em curvas da alta velocidade, sem prejudicar o motorista, que pode considerar um banco mais aberto ou mais fechado. O acabamento dos bancos é fabricado em couro premium e com o logo “R” no apoio de cabeça, as costuras podem ser contrastantes em Marfim, Vermelho e Laranja “Firesand”, também no painel, nas portas e no console central.
O F-TYPE Coupé tem dois sistemas de áudio disponíveis, ambos fornecidos pela Meridian, experts reconhecidos mundialmente por sua excelência em áudio. O primeiro com 10 alto-falantes, um subwoofer e 380W e o segundo com 12 alto-falantes, dois subwoofers e 770W de potência.
A experiência da Jaguar em construção em alumínio foi essencial para o sucesso do design do F-TYPE Coupé. O carro mantém sua dinâmica, sua rigidez, sem influenciar no desenho da carroceria. Devido a falta de uma Coluna B, os engenheiros da Jaguar enfrentaram o desafio de manter o design esguio, sem coluna e com um teto baixo, e ainda com a necessidade de otimizar o espaço interno enquanto alcança a rigidez e a força necessária.
A solução foi uma liga muito forte de alumínio moldada por meio de hidroformagem, um processo que utiliza alta pressão hidráulica. Essa liga vai da Coluna A até a parte de trás da Coluna D, e da abertura da porta até a janela traseira. É importante lembrar que mais de 50% do alumínio utilizado nos carros da Jaguar são provenientes de reciclagem.
O F-TYPE Coupé está disponível com duas opções de teto. Completamente em alumínio ou com vidro panorâmico. A rigidez torcional é idêntica, independendo da opção de teto.
Os preços da linha F-TYPE Cupê no mercado brasileiro são: F-TYPE (R$ 426.300), F-TYPE S (R$ 497.700) e F-TYPE R (R$662.000)