Kardian o novo SUV compacto da Renault
A Renault do Brasil começa a vender o Kardian, o primeiro veículo produzido no Brasil com a nova identidade visual de marca. O modelo traz o novo motor turbo de 125 cv com 220 Nm e o novo câmbio automático de dupla embreagem úmida. O Kardian é um carro completamente novo, moderno e tecnológico, que chega para competir no segmento B-SUV, e inaugurar uma nova fase da Renault no mercado brasileiro.
O modelo chega com visual bastante moderno, na frente apresenta uma faixa estreita com os faróis de rodagem diurna (DRL) e os piscas – todos de LED –, criando um efeito moderno. O módulo inferior também apresenta faróis “full LED”. A traseira exibe a assinatura luminosa que caracteriza os modelos da Renault, com as lanternas em formato de C.
Com um comprimento de 4,12 m (1,75 m de largura e 1,54 m de altura), o Kardian está posicionado no segmento B. Estas dimensões fazem dele o modelo ideal para um uso na cidade. Além disso, os bons ângulos de ataque e saída de 20° e 36°, respectivamente, fazem dele um veículo versátil e adequado para todos os trajetos.
Na parte estrutural, o Kardian traz a seção dianteira completamente nova, com longarinas de deformação programada e linhas de distribuição de carga do impacto, que dissipam a energia de uma colisão por toda a estrutura.
A distância entre eixos é de 2,60 m, na lateral destaque para as belas rodas de liga leve diamantados de 17 polegadas, nas versões techno e première edition. Bicolores, elas misturam o alumínio preto e brilhante.
No interior o console mais alto confere um visual sofisticado ao modelo. Este console tem uma capacidade de oito litros para a armazenagem de objetos, integrando um apoio de braço e quatro entradas USB (duas na frente e duas para os passageiros traseiros) disponíveis já na versão techno. Ele também oferece um espaço especialmente dedicado ao smartphone, com um sistema de recarga por indução sem fio com resfriamento, presente na versão première edition.
A alavanca de marchas é do tipo “e-shifter” (sem acionamento mecânico), acionada por meio de um simples toque na manopla de comando. O formato de joystick é inspirado no universo dos videogames, favorecendo uma utilização fluida e intuitiva que dá um toque ainda mais tecnológico e sofisticado à cabine do veículo.
Outro importante elemento do design interno é o freio de estacionamento eletrônico disponível a partir da versão techno. Além de contribuir para a modernidade da cabine, este item também beneficia o aproveitamento do espaço para os porta-copos, que é removível, aumentando a capacidade do console.
A interface do painel de instrumentos digital de 7” apresenta todas as informações sobre a condução. O motorista pode escolher entre três modos de visualização: um traz as informações dos sistemas de assistência ao condutor (ADAS), outro destaca o conta-giros e um terceiro prioriza a velocidade com design minimalista.
A central multimídia de 8” com design flutuante oferece conexão Android Auto e Apple CarPlay com e sem fio permitindo que os aplicativos de condução e entretenimento do smartphone sejam utilizados diretamente na tela, com uma resposta rápida aos comandos do usuário.
Somado a esses modos de condução, o ambient lighting presente na versão première edition, permite a escolha de oito opções de cores para o fundo da tela do painel de instrumentos, que se harmoniza com iluminação em LED dos painéis das portas dianteiras, valorizando o design interno do Kardian.
Mecânica - O novo motor turbo TCe 1.0 flex do Kardian faz parte da mesma família do motor turbo TCe 1.3 flex, desenvolvido em parceria com a Daimler. Esses dois propulsores compartilham 70% de componentes, tendo como características um alto torque em baixas rotações e baixo consumo de combustível.
O motor turbo 1.0 entrega 125 cv de potência e 220 Nm de torque, sendo 200 Nm já disponível a 1.750 rpm.
Produzido no Paraná pela Horse, empresa do Renault Group que desenvolve motores de baixas emissões, híbridos e de combustão interna, esse propulsor se beneficia do histórico de robustez e confiabilidade do motor turbo 1.3 flex que tem mais de 1,6 milhão de unidades produzidas. Apenas para o desenvolvimento flex do motor turbo 1.0 foram mais de 13 mil horas para a calibração, além de testes de emissões e durabilidade.
A operação brasileira da Horse, localizada na Grande Curitiba, conta com o único Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da companhia especializado na tecnologia flex. O know-how em design de peças, desenvolvimento de softwares de gerenciamento de motores, calibração de powertrains e rigorosos testes de validação, são refletidos nos mais de 5 milhões de motores produzidos.
O Kardian com o motor turbo TCe 1.0 flex é o mais econômico do segmento no consumo urbano: 13,1 km/l com gasolina e 9 km/l com etanol, segundo dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro, e, também, o que tem a melhor eficiência energética com 1,59 MJ/km.
VERSÕES
Evolution turbo TCe câmbio EDC – R$ 112.790
Principais equipamentos de série:
· 6 airbags (frontal, lateral e de cortina)
· Controlador de velocidade e limitador de velocidade (CC + SL)
· Assistente de partida (HSA)
· Sensores de estacionamento traseiro e câmera de ré
· Controles eletrônicos de estabilidade e tração (ESP+ASR)
· Sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS)
· Cluster digital 7”
· Câmbio e-shifter
· Paddle-Shift
· Multimídia com tela de 8” com Android Auto e Apple CarPlay com espelhamento sem fio
· Ar-condicionado digital com função auto
· Retrovisores externos com ajuste elétrico
· Faróis e assinatura luminosa 100% em LED
· Barras de teto funcionais e modulares em preto
· Roda flexwheel biton 16”
· Aerofólio traseiro
· Start&Stop
· Modo ECO com EcoScoring
· Volante com ajustes de altura e profundidade
· Vidro do motorista com função one-touch e antiesmagamento
· Vidros elétricos para passageiros
Techno turbo TCe câmbio EDC – R$ 122.990
Todos os equipamentos da versão evolution mais:
· Frenagem automática de emergência (AEBS)
· Alerta de colisão frontal (FCW)
· Freio de estacionamento eletrônico
· Console elevado com apoio de braço
· Painéis e volante com acabamento em revestimento premium
· Roda de liga leve 17” diamantadas bíton
· Chave presencial do tipo cartão e acesso Hands-Free
· Partida remota do motor
· Saídas USB-C para o banco traseiro
· Seis alto-falantes
· Vidros dos passageiros com função one-touch e antiesmagamento
Opcional: Teto bíton em preto Nacré
Première edition turbo TCe câmbio EDC – R$ 132.790
Todos os equipamentos da versão techno mais:
· Controle de velocidade adaptativo (ACC)
· Câmera Multiview (MVC)
· Alerta de ponto cego (BSW)
· Alerta de distância segura (DW)
· Sensores de estacionamento frontal
· Faróis de neblina em LED
· Sensor crepuscular
· Multi-Sense com modos de condução Eco, Sport e My Sense (personalizável)
· Ambient lighting (iluminação dinâmica e personalizável no interior)
· Carregador de smartphone por indução
· Roda de liga leve 17” diamantada e escurecidas
· Antena shark
· Teto bíton preto Nacré
· Badge lateral “Premiere Edition”
· Skis na cor prata acetinada
· Grade frontal em preto brilhante