Nova Frontier chega mais robusta e novo visual
A picape chega importada do Mexico na versão topo de linha a partir de R$ 166.700
A Nissan acaba de apresentar a 12ª geração da Frontier, a picape começa a ser vendida no país na versão mais completa, a LE, que é equipada com o novo e moderno motor diesel 2.3 com duplo turbo, de 190 cavalos e chega às concessionárias da marca em todo o Brasil por R$ 166.700.
O novo visual se destaca pela assinatura do design da marca como a grade "V Motion" e os faróis em formato de bumerangue. Tem 5,25 m de comprimento, 1,75 m de altura e 1,85 m de largura.
Entre os itens de série estão equipamentos como os bancos "Gravidade Zero", que foram inspirados na tecnologia desenvolvida pela NASA, que segundo a marca tem como função eliminar a fadiga e melhorar o conforto para o condutor.
Além disso também traz o sistema multimídia bem completo, o Nissan Multi-App, que conta com 2 Gb de espaço para baixar os aplicativos, além de muito mais segurança com os controles de tração e estabilidade (VDC - Vehicle Dinamic Control), freios ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BA) e a introdução dos controles automático de descida (HDC) e auxílio de partida em rampa (HSA), luz de freio de LED (CHMSL) e luzes diurnas (DRL).
No interior a nova Frontier vem com o moderno painel de instrumentos com a tecnologia TFT (Thin Film Transitor), que traz diversas funções, assim com o existente no Nissan Kicks. O motorista pode navegar entre nove telas disponíveis, que mostram as informações de funções como computador de bordo, configurações do sistema de áudio e detalhes sobre economia de combustível. Eles também permitem a configuração do controle do chassi e dos sistemas avançados de assistência ao motorista.
Além disso a picape vem com três tomadas de 12V; entradas auxiliares USB, conexão para iPod; Bluetooth, cinco suportes para copos e onze compartimentos para acomodar objetos. Na versão topo de linha o ar-condicionado é digital de duas zonas com saídas traseiras.
Outra novidade da nova Frontier é o conjunto mecânico, que agora vem com o motor diesel 2.3 biturbo, que entrega 190 cavalos de potência e 45,9 kgfm de torque. Nele, a injeção direta conta com 2.000 bar de pressão. E o novo motor é ainda 10 quilos mais leve e mais silencioso que a sua geração anterior.
Os turbos trabalham em regimes de rotação do motor diferentes para permitir progressividade a aceleração. Assim, o de maior pressão atua junto com o de menor no arranque e trabalha até a rotação estabilizar desligando-se e deixando o de menor pressão sustentando o motor em velocidade de cruzeiro.
Acoplado a este motor vem a nova transmissão automática de sete velocidades, com o modo sequencial para trocas manuais.
A Nissan introduziu na picape o novo sistema de chassi, mais leve e mais reforçado, o "esqueleto" do utilitário é item fundamental para garantir a excelente performance em consumo, a robustez e o conforto para a condução no dia a dia em diferentes tipos de pavimento.
Feito com uma peça de aço reforçado para aumentar a durabilidade, é quatro vezes mais resistente que o da geração anterior graças às mudanças estruturais. Com oito barras transversais, o chassi conta com um outro sobreposto por dentro com soldas contínuas, solução chamada de "Duplo C". Dessa forma melhora-se a rigidez da carroceria e evita-se danos causados por fontes externas, ficando ainda mais resistente às tensões de torção tão normais para veículos deste segmento.
Segundo a marca, foram mais de um milhão de quilômetros rodados para testar e validar a Nova Nissan Frontier, além das avaliações em laboratórios e em pistas da Nissan no Japão, Estados Unidos, Europa, Tailândia e México. Os testes passaram ainda por cinco expedições nos Andes, incluindo alturas extremas na fronteira entre Argentina e Chile, Bolívia, Equador e Peru.
Confira a galeria de imagens: