Suzuki começa a vender o Crossover S-Cross no Brasil
O modelo chega para subistituir o SX4
A Suzuki lançou nesta semana no mercado brasileiro o crossover S-Cross, o modelo foi apresentado no final do ano passado durante o Salão do Automóvel de São Paulo e chega para aumentar a presença da marca no país.
O carro chega com a mira apontada para os potenciais compradores de Honda HR-V, Jeep Renegade, Mitsubishi ASX e Peugeot 2008 entre outros. O S-Cross tem como principal meta ser o carro mais vendido da Suzuki no Brasil.
O SX4 deixa de vendido dando lugar ao S-Cross, o modelo tem mais espaço e visual renovado, é 15 cm maior no comprimento (4,3 metros) e tem 10 cm a mais no entre-eixos (2,6 metros).
Geralmente os veículos que ficam maiores teoricamente ficam mais pesados, mas no caso do S-Cross é ao contrário, o modelo perdeu cerca de 300 quilos, para ficar mais leve a Suzuki utilizou a tecnologia TECT (Total Effective Control Technology), utilizando aços de alta resistência, que o deixou com apenas 1.125 kg, o que faz dele o peso-pena da categoria (como comparação, o Renegade pesa 1.393 kg).
E carros mais leves se movimentam com mais facilidade, consomem menos combustível, aceleram, freiam e respondem melhor aos comandos do motorista. Segundo a marca o carro faz 11,9 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada, recebendo nota “A” do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular.
Comparado ao HR-V e 2008 o modelo se difere pela oferta de tração 4x4, assim como o Jeep Renegade que vem com essa opção, mas somente com motor turbodiesel com 170 cavalos de potência e câmbio de 9 marchas.
Em primeira mão, fomos conhecer o S-Cross na concessionária Suzuki aqui de Campo Grande e segundo o diretor da empresa, o carro já está disponível para venda nas versões GL, GLX CVT, GLX CVT 4WD e GLS CVT 4WD, todas equipadas com o motor 1.6 16V VVT que gera 120 cv a 6.000 rpm e 15,5 kgfm de torque a 4.400 rpm.
O câmbio é manual apenas na versão de entrada, nas demais vem com o automático CVT, com borboletas para trocas manuais com sete velocidades.
Comparado a outros concorrentes do seguimento o S-Cross se destaca pela tecnologia, o modelo vem equipado com o sistema de tração integral e modos de terreno AllGrip, que apresenta parâmetros diferenciados para estrada (Auto), condução esportiva (Sport), lama, neve (Snow/Mud) e lamaçal ou pisos muito ruins (Lock). A tecnologia permite alterar a força do motor e o torque entre as rodas e os eixos dianteiro e traseiro.
No quesito segurança, o S-Cross possui extensa lista de tecnologias que ajuda a evitar acidentes:
- Sistema VGR de direção elétrica com passo variável.
- Esforço de direção modulado pelo sistema All Grip.
- Retrovisor eletrocrômico.
- Sensor crepuscular inteligente.
- Sensor de chuva.
- Amplo campo de visibilidade.
- Faróis bi-xenon.
- Freios ABS, EBD, BAS e BOS de 9°geração.
- Sistema de controle de estabilidade (ESP).
- Sistema TCS de controle de tração.
- Isofix com dupla posição. (para fixação de cadeirinhas de criança)
E ainda, em caso de acidente o novo S-Cross protege seus ocupantes com as seguintes tecnologias:
- TECT - Estrutura leve e resistente.
- Estrutura deformável.
- Célula de sobrevivência.
- Barras de proteção lateral.
- 6 Air Bags.
- Cintos de segurança com detonador pré-tensionador.
- Coluna de direção deformável.
- Pedal de freio desarmável.
- Estrutura deformável em caso de atropelamento
Abaixo todas as informações com os preços e equipamentos de cada versão:
S-Cross GL - R$ 74.900
Itens de série: câmbio manual de 5 marchas, rodas de 16 polegadas em alumínio, molduras nas caixas de roda, faróis de neblina, vidros, trava e retrovisores externos elétricos, volante multifuncional com acabamento em couro, direção elétrica com ajuste de altura e profundidade, computador de bordo, ar-condicionado, tomada 12V no porta-malas, sistema de som com 4 alto-falantas CD/MP3/Bluetooth, airbags frontais, Isofix e freios com ABS.
S-Cross GLX - R$ 88.900
Itens de série: câmbio CVT, rodas de 17 polegadas em alumínio, rack de teto, retrovisores externos rebatíveis com pisca encorporado, aletas para troca de marchas no volante, sistema de partida sem chave, ar-condicionado digital de 2 zonas, controle de cruzeiro e limitador de velocidade, bancos traseiros reclináveis em 2 posições, revestimento em tecido pespontado, total de 6 airbags, controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em rampa, sensor de proximidade e os demais itens na versão inicial.
S-Cross GLX 4WD - R$ 95.900
Itens de série: tração 4x4 com seletor de modos de condução (AllGrip) e bancos revestidos em couro, além de todos os itens da versão anterior.
S-Cross GLS 4WD - R$ 105.900
Itens de série: faróis com projetor de alta densidade e lavadores, sensor crepuscular e de chuva, espelho retrovisor interno eletrocrômico, teto solar panorâmico, sistema multimídia integrado com navegação por GPS e tela de 8 polegadas, além dos itens da versão anterior.
Confira a galeria de imagens: