Volkswagen lança novos Gol e Voyage
O modelo agora conta com motor 1.0 de 3 cilindros nas versões de entrada
Antes da nova geração chegar a Volkswagen apresenta os novos Gol e Voyage reestilizados. Visualmente o modelo recebeu leves mudanças, mas o destaque principal do modelo foi no interior, além disso a adoção do motor 3 cilindros na versão de entrada.
O novo Gol chega com apenas 3 configurações: Trendline, Comfortline e Highline. A marca também vai oferecer uma série especial de lançamento chamada Connect, oferecida apenas na cor azul.
Na dianteira o novo Gol lembra muito o seu irmão maior Golf, os novos faróis abandonam a dupla parábola e as setas estão junto a grade, o para-choque tem tomada de ar maior, o que aumenta também os faróis de neblina, que agora são redondos.
Olhando o Novo Gol de perfil, chama atenção a nova linha de estilo na coluna “C” (aquela que separa as janelas traseiras da tampa do porta-malas). Bem acentuado, esse novo vinco na carroceria deixa bem definida a “linha de cintura” do hatch.
Para acomodar as novas lanternas, foi desenvolvido um novo para-choque traseiro, com linhas bem definidas. Os novos retrorrefletores, alocados na parte inferior do veículo, têm destaque na parte de trás do hatch.
Na lateral, todos os conjuntos de rodas de liga leve e de calotas oferecidos no Novo Gol e no Novo Voyage são inéditos. Ao todo, são três opções de rodas de liga leve – 14 polegadas “Dacito”, 15 polegadas “Marga” e 16 polegadas “Varvito” – e duas variações de calotas (uma aro 14 com estilo “Xisto” e outra aro 15 com o visual “Gabro”).
Interior
Na parte interna, a maior mudança é o novo painel, que ganhou desenho mais moderno, com destaque para os difusores de ar retangulares, acabamento em dois tons, aplique horizontal personalizável, quadro de instrumentos atualizado com iluminação por LED e novas multimídias e rádios. O volante é semelhante ao do Novo Golf.
A Volkswagen diz que o Gol também se tornou o carro “mais conectado” do seu segmento, posto ocupado atualmente pelo Chevrolet Onix, porém o novo sistema multimídia só está disponível nas versões mais caras do modelo, nas mais básicas, ou não possuem multimídia, ou são equipadas com um aparelho mais básico.
A opção mais completa, Discovery Media, por exemplo, só é oferecida na série especial Connect. Quem quiser contar com o aparelho nas demais versões terá que desembolsar outros R$ 2.360.
A central mais simples, Composition Touch, de série na Highline, sai por R$ 1.755 nas opções Trendline e Comfortline. Todas têm o sistema App-Connect, que espelha smartphones, é o mesmo presente em outros carros da marca, como Fox.
Motorização
A Primeira novidade: as versões 1.0 (Trendline e Comfortline) recebem o novo motor 3-cilindros e 12 válvulas já usado pelo Fox e up!, que gera 82 cv e 10,4 kgfm de torque, aliado a uma transmissão de relações mais longas para melhorar o consumo de combustível.
O antigo 1.6 8V de 104 cv e 15,6 kgfm de torque será mantido nas versões mais caras (Comfortline e Highline), com câmbio manual ou automatizado i-Motion. A marca deixa de vender a versão Rallye, a única a utilizar o novo motor 1.6 16V de 120 cv e 16,8 kgfm,
Direção hidráulica de série, enfim
De série, os modelos passam a contar com novidades presentes em rivais há algum tempo: direção hidráulica, vidros dianteiros com acionamento elétrico, travamento central e abertura interna da tampa do porta-malas. Também estão no pacote limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro com temporizador.
Pneus do tipo “verde”, de baixa resistência, equipam toda a linha. Como manda a lei, também estão presentes airbag duplo na dianteira e freios ABS.
Confira todas as versões e equipamentos do Volkswagen Gol 2017
Volkswagen Gol Trendline 1.0 - R$ 34.890
Volkswagen Gol Trendline 1.6 - R$ 40.190
Itens de série: Direção hidráulica, travas e vidros dianteiros elétricos, ajuste de altura do banco, limpador e desembaçador traseiro e rodas 14" com calotas e pneus 175/70. Ar-condicionado é opcional por R$ 2.800, junto com os kits de som Media (R$ 835), com entradas auxiliares e Bluetooth ou o multimédia sensível ao toque Composition Touch (R$ 1.755). Por menos de R$ 40 mil, o Trendline 1.0 traz ar e central touch. O pack Connection sai por R$ 2.500 a mais e vale a diferença pelo pacote de itens, que inclui cor metálica azul lagoon.
Volkswagen Gol Comfortline 1.0 - R$ 42.690
Volkswagen Gol Comfortline 1.6 - R$ 47.490
Volkswagen Gol Comforline 1.6 i-Motion - R$ 50.790
Itens de série: acrescenta sobre o Trendline ar-condicionado, entretenimento Media Plus, chave-canivete, faróis de neblina, abertura elétrica do porta-malas, rodas aro 15 com calotas e pneus 195/55. Entre os opcionais, há o pack Urban (R$ 3.350), que soma rodas de liga 15", travamento à distância, sensor de ré, retrovisores elétricos e computador de bordo I-System, afora a opção do kit Discover Media de R$ 2.360 com GPS.
Volkswagen Gol Highline 1.6 - R$ 51.990
Volkswagen Gol Highline 1.6 i-Motion - R$ 51.990
Itens de série: adiciona vidros elétricos traseiro, volante multifuncional ajustável em altura e profundidade, retrovisores elétricos e sensor de ré por R$ 51.990 no manual e R$ 55.290 no automatizado. Entre as opções, estão o navegador e um kit com rodas de liga 16", revestimento de couro sintético, banco bipartido, controle de cruzeiro, retrovisor eletrocrômico e sensores de chuva e de luz (R$ 3.240). Equipado com tudo, o Highline chega a quase R$ 60 mil. Pelo preço, poderia trazer controle de tração (de série no up! TSI) e de estabilidade ou até airbags laterais.
Volkswagen Gol Connect 1.0 - R$ 45.190
Volkswagen Gol Connect 1.6 - R$ 49.990
Volkswagen Gol Connect I-Motion - R$ 53.290
Todos os preços do Volkswagen Voyage 2017
Os itens de série são semelhantes aos do Gol.
Volkswagen Voyage Trendline 1.0 - R$ 40.990
Volkswagen VoyageTrendline 1.6 - R$ 44.590
Volkswagen Voyage Comfortline 1.6 - R$ 46.490
Volkswagen Voyage Comfortline 1.6 - R$ 49.790
Volkswagen Voyage Comfortline 1.6 i-Motion - R$ 53.090
Volkswagen Voyage Highline 1.6 - R$ 55.290
Volkswagen Voyage Highline 1.6 i-Motion - R$ 58.590
Confira a galeria de imagens: