O comprometimento nas organizações
O comprometimento apresenta-se como uma vantagem competitiva, já que
na busca por qualidade e eficiência as organizações necessitam a cada
dia do empenho das pessoas no trabalho. Não há mais lugar nas
organizações para a figura limitada e simplória do funcionário
convencional, que não tem nenhum compromisso a não ser o de passar o
cartão no relógio de ponto e cumprir rotinas.
Comprometimento organizacional refere-se ao vínculo organizacional do
indivíduo com uma instituição. É caracterizado por uma forte
identificação da pessoa com a missão e com os valores da
organização. Representa mais que envolvimento. Demonstra o grau ao
qual uma pessoa se identifica psicologicamente com o seu trabalho.
Trata-se da competência mais procurada pelas empresas.
Funcionários comprometidos são recursos indispensáveis para se
alcançar os objetivos empresariais, pois o comprometimento é visto na
disposição para agir, nas atitudes e comportamentos. É dedicação,
perseverança e paixão. Disposição para realizar o "algo mais".
Esforço para apresentar diferentes soluções, mostrar empenho,
iniciativa e criatividade.
Somado a isso, o profissional comprometido atua como um empreendedor,
ou seja, trabalha como se a empresa fosse dele. É pró-ativo, está em
busca da melhoria contínua e contribui para o crescimento da empresa.
Inversamente, para a pessoa pouco identificada com o seu trabalho, a
vida se passa fora dele. Ele não constitui o interesse principal, os
interesses estão lá fora.
O modo como os gerentes tratam seus subordinados pode influenciar o
comprometimento deles. A empresa que deseja obter o comprometimento da
equipe trata seus colaboradores como gente, oferece boas condições de
trabalho e justas recompensas. Todo indivíduo se compromete, ou pode se
comprometer com a organização, se lhe são dados os meios para isso.
Também, as relações interpessoais podem contribuir favoravelmente
nesse processo. Quanto mais favoráveis forem as relações sociais no
ambiente de trabalho, mais as pessoas se comprometem.
Considero que o comprometimento ocorre quando o profissional compreende
plenamente o seu papel. Ninguém se compromete com o desconhecido. É
necessário que a gerência comunique com clareza os objetivos
organizacionais_. _É também de suma importância que a empresa
propicie um ambiente estimulador. O comprometimento é despertado
através de tarefas desafiantes, de autonomia e participação.
Faça o teste abaixo para avaliar se a sua equipe é comprometida:
- Demonstra vontade de aprender? É curiosa e pergunta o que não sabe?
- Cuida dos detalhes?
- Não deixa nada pela metade? Sempre termina o que começa?
- Preocupa-se mais com as soluções do que em achar culpados?
- É empática? Coloca-se no lugar das outras pessoas?
- Assume seus erros? Não culpa os outros?
- Não reclama da vida e não fala mal das outras pessoas? Age para
mudar a realidade?
- Persiste até alcançar os objetivos?
- Cumpre prazos e horários?
- É participativa, dá ideias, colabora com os outros?
Agora que você avaliou os seus funcionários, chegou a sua vez de se
auto-avaliar. Reflita sobre as seguintes perguntas e você saberá se
há motivos ou não para que os funcionários da sua empresa
comprometam-se com o negócio:
- Você realmente conhece seus colaboradores?
- Como eles estão sendo liderados?
- Demonstra afetividade nas relações interpessoais?
- Há clareza nas comunicações?
- Qual a imagem que os funcionários têm da sua empresa?
- Possibilita que os funcionários desenvolvam as competências
necessárias para terem bom desempenho?
- Dá e recebe _feedback_?
- Valoriza os colaboradores pelos resultados alcançados?
- Incentiva a criatividade?
- Todos sentem que "estão no mesmo barco"?
- Conhecem o "norte" da organização?
Ainda existem empresários que acreditam que basta a assinatura de
carteiras de trabalho e o pagamento de salários em dia para que os
funcionários comprometam-se com a empresa, façam seu trabalho
corretamente e se interessem por melhorias contínuas. Não esqueça de
que os objetivos empresariais só serão alcançados com o trabalho de
pessoas motivadas e satisfeitas. É preciso ter em mente que o
comprometimento se consegue quando existe satisfação e paixão no
exercício da função - é nessa condição que se verifica a doação
e a entrega. Sendo assim, para merecermos funcionários comprometidos,
primeiro devemos "fazer o nosso dever de casa", aquilo que é nossa
função.
(*)Soeli de Oliveira é Consultora e Palestrante do Instituto Tecnológico
de Negócios, nas áreas de Marketing,Vendas, Atendimento e Motivação
- E-mail: soeli@sinos.net
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