Opção 1 ou 2?
2020 chegou ao fim... Sem palavras para descrever esse ano, que para muitos como eu - foi de perda de entes queridos. Foi também de perda de emprego, isolamento, mudança de comportamento e frustração. Apesar de tanta dificuldade, o que vamos fazer com tudo isso só depende de nós.
Temos dois caminhos a seguir, opção um: levar a dor da perda adiante e lamentar, se perguntando “por que comigo?”. Permitir que ela nos paralise, nos torne pessoas amargas na posição de vítima e por não termos conseguido realizar sonhos em 2020, levando a frustração para 2021 e pro resto da vida.Opção dois: buscar entendimento nas vivências boas e ruins, usando a dor da perda para dar valor às pessoas que estão conosco e entender que a vida é um INSTANTE e que flores devemos dar em vida, que EU TE AMO tem que ser dito HOJE e que perdão tem que ser dado AGORA.
Não lamentar a perda do emprego, levantar a cabeça e procurar entender que nada acontece por acaso, só é possível encontrar novas soluções em momentos difíceis se tivermos um olhar em outra direção e buscarmos outros talentos e competências a serem explorados e que podem nos dar o sustento para mais felicidade do que tínhamos antes. Trocar a frustração por motivação para o ano que se inicia, renovando a lista de desejos, criando metas a curto, médio e longo prazo; reformulando os sonhos de 2020 e acrescentando outros para 2021 e lembrando de incluir aperfeiçoamento dos estudos, cuidados com a saúde e a aparência,além das viagens que deseja fazer.
E aí, qual é a sua opção escolhida? A dois, por favor, você pode! Comece o ano com novas expectativas, atitudes e sonhos - mais realistas e possíveis. Procure começar o ano acreditando que a sua vida não é um fundo preto e branco e sim um arco-íris de infinitas cores e possibilidades. Os planos que não deram certo devem ser revistos de maneira tranquila, com o objetivo de identificar as falhas e não de se culpar.
Uma vez identificadas as falhas, busque uma solução, que pode ser inclusive um pedido de ajuda para outra pessoa ou para um grupo, ou, até mesmo, a modificação do objetivo original. Mas se você acha que não consegue enxergar o colorido da vida e que suas forças são menores que suas dores e frustrações, procure auxílio profissional. Um psicólogo pode te ajudar nesse recomeço, organizando os seus sentimentos para a seguir adiante em uma nova etapa. Uma escuta qualificada e direcionada pode te auxiliar no entendimento das suas emoções e no caminho a seguir.
2020 com a sua intensidade nos fez mais fortes. Vamos levar essa força pra 2021? Só depende de nós fazer dele um ciclo de 365 dias de mais aprendizado, crescimento, consciência e fraternidade. Você tem opção, escolha ser feliz!
(*) Luciana Raymundo é psicóloga clínica e organizacional com pós-graduação em gestão de pessoas.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.