55ºC em MS? Calor “absurdo” existe, mas só no termômetro
Corumbá, uma das cidades mais quentes do Estado, registrou máxima de quase 41ºC hoje
Foto de termômetro instalado em Corumbá marcando 55ºC circulou na tarde desta segunda-feira (25) e causou espanto. O registro da temperatura “absurda” é possível, mas não significa que a cidade enfrentou tamanho calor.
O medidor fica em calçada de concreto em frente ao Complexo Poliesportivo José de Souza Damy, no Bairro Cristo Redentor, longe de qualquer sombra. Segundo o engenheiro de Segurança do Trabalho, Sanitarista e de Meio Ambiente, Albertoni Martins, a localização do sensor de temperatura influencia em quantos graus ele registrará. “O concreto e o asfalto absorvem e emitem ondas de calor, o que faz aumentar a temperatura”.
De acordo com o meteorologista Natálio Abrahão, “só em Dubai”, cidade nos Emirados Árabes com clima desértico, seria possível fazer 55ºC. “Nem em teoria, muito menos na prática, nem no deserto da Argentina. Isso é temperatura em Dubai”, explicou à reportagem quando questionado se seria possível fazer a temperatura em Mato Grosso do Sul.
Abrahão admite, porém, que o termômetro pode ter marcado a temperatura, mas é preciso ponderar alguns fatores. “Esses termômetros têm peças de plástico e estão perto do solo. Além disso, a cor preta aumenta muito a temperatura”.
O Campo Grande News também apurou que realmente o sensor do termômetro em Corumbá fica próximo do chão e capta, portanto, a temperatura do concreto.
Já entrou no carro que ficou estacionado no sol e viu o termômetro marcando altíssimas temperaturas? É quase a mesma coisa. Segundo o engenheiro, os sensores dos veículos medem a temperatura externa, mas como estão instalados perto da lataria, material que absorve muito calor, marcam graus acima do que é sentido no ambiente.
Nesta semana, em Campo Grande, leitores registraram até 44ºC nos termômetros do veículo, embora a Capital não tenha chegado a enfrentar calor de 40ºC.
Corumbá, uma das cidades mais quentes do Estado, registrou máxima de quase 41ºC hoje. Às 14h, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), fez 40,9ºC, mas a sensação térmica, segundo Abrahão, foi de 44ºC.
Albertoni afirma, porém, que já chegou a registrar 53ºC quando trabalhou nas mineradoras da “Cidade Branca”. “Nas minhas avaliações de temperatura na beira do rio, cheguei a capitar mais de 50ºC com equipamento de alta tecnologia, medidor digital, e não era incomum”.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.
(*) Com a colaboração do Diário Corumbaense.