A cada 10 sul-mato-grossenses, 6 ignoraram isolamento no Dia das Mães
Estado ficou entre as três unidades da federação com índice mais baixo neste domingo (10)
No Dia das Mães, celebrado neste domingo (10), apenas 41,9% dos sul-mato-grossenses ficaram em casa e respeitaram as recomendações de isolamento social para frear o contágio pelo novo coronavírus. O número coloca o Estado na terceira posição nacional entres as unidades da federação que mais ignoraram a medida.
À frente de Mato Grosso do Sul neste domingo ficaram apenas Goiás (40,1%) e Roraima (41,8%). Mato Grosso empatou com o índice do vizinho ao sul. Os dados são da startup In Loco.
Se o Centro-Oeste concentrou a maior parcela dos desobedientes ao isolamento, o Norte comportou os mais corretos - Pará, com 55% da população em casa; e Amapá, com 53,9%. O nordestino Ceará completou o pódio de ontem, com 53,6% de índice.
Na última sexta-feira (8), o secretário de Estado de Saúde (SES), Geraldo Resende, chorou durante transmissão ao vivo, ao apelar contra encontros e reuniões neste Dia das Mães. Na última semana, entre os dias 3 e 9 de maio, 74 novos casos de covid-19 foram registrados, que respondiam, até sábado (9), por 21,3% do total de ocorrências.
Municípios - Ainda neste domingo (10), Guia Lopes da Laguna liderou o Estado em taxa de isolamento social, com 70,8%. Com 26 casos e taxa de incidência de 262,7 para cada 100 mil habitantes (a média nacional é de 76,9/100 mil), o município está sob lockdown.
Brasilândia (57,3%) e Jaraguari (56,8%) foram os municípios que mais se aproximaram do índice de Guia Lopes.
Campo Grande seguiu na parte de baixo da tabela de cidades, com somente 41,2% das pessoas em obediência à recomendação de não deixar suas casas.
Os três piores do Estado no Dia das Mães foram Novo Horizonte do Sul (28,1%), Japorã (28,6%) e Santa Rita do Pardo (31,3%).