ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
AGOSTO, SEGUNDA  05    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Além de doses da Fiocruz, Brasil receberá mais 4 milhões de vacinas da OMS

MS já tem 82,5 mil doses de Manguinhos garantidas e deve receber parte do reforço

Nyelder Rodrigues | 30/04/2021 19:27
Chegada deve reforçar repasse de vacinas para os estados, mas ainda não há dados sobre a distribuição (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)
Chegada deve reforçar repasse de vacinas para os estados, mas ainda não há dados sobre a distribuição (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)

Além das 6,5 milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca produzidas pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) na sede carioca de Manguinhos, entregues nessa sexta-feira (30), o Brasil deve receber ainda nesse fim de semana mais 4 milhões de doses da mesma vacina, repassas pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Com esse reforço, o Ministério da Saúde terá 10,5 milhões de doses da AstraZeneca para redistribuição aos estados. A novidade vem justamente em um período de forte alta da covid-19 em todo o território nacional e inúmeras notícias de falta de vacina.

Em contato da reportagem com o secretário estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul, Geraldo Resende, ele frisou que certamente haverão doses a serem destinadas para o Estado desse novo montante de 4 milhões, contudo, ainda não há detalhes de como e quando, nem a quantidade, que deve vir para solo sul-mato-grossense.

Já quanto às doses fabricadas pela Fiocruz, Mato Grosso do Sul terá direito a 82,5 mil unidades que devem desembarcar em Campo Grande nesse sábado (1). Além desse número, devem chegar ao Estado mais 5,6 mil doses da Coronavac.

De acordo com o colunista Jamil Chade, do portal UOL, havia temor que a crise da covid-19 na Índia, com uma explosão de casos, causasse desabastecimento de vacinas. A previsão é de que o Brasil receberia as doses em abril, mas um atraso de carregamento acabou fazendo com o que o país esperasse um pouco mais.

Conforme o cronograma apresentado, o Brasil deve receber 220 mil doses nesse sábado, e no domingo (2) os 3,8 milhões restantes, em dois voos. Ao todo, o país adquiriu 42 milhões de unidades via Covax - suficiente para atender com duas doses 10% da população. Até o momento, apenas 1,2 milhão foram entregues.

Nos siga no Google Notícias