Apesar de alerta para baixa umidade, céu anuncia chuva para a Capital
Previsões indicam tempo seco e com indíces de 20% de umidade relativa do ar em 66 municípios do Estado
Com chance de chuva na Capital, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prorrogou o alerta de baixa umidade relativa do ar para diversos municípios em Mato Grosso do Sul. Os avisos seguem pelo menos em 66 dos 79 municípios do Estado. Em números percentuais, o clima seco que pode causar riscos e em casos extremos levar à morte atinge 83% de todo o território sul-mato-grossense nesta quarta-feira (8).
Os alertas atingem os municípios de Alcinópolis, Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Caarapó, Camapuã, Campo Grande, Caracol, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Deodápolis, Dois Irmãos de Buriti, Douradina Dourados, Figueirão, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Inocência, Itaporã, Ivinhema, Jaraguari, Jardim, Jateí, Ladário, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranaíba, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, Selvíria, Sidrolândia, Sonora, São Gabriel do Oeste, Taquarussu, Terenos, Três Lagoas, Vicentina e Água Clara.
Nesta terça-feira (7), os termômetros marcaram sensação térmica de 43ºC em Campo Grande, com umidade na casa dos 12%. Hoje, a umidade relativa do ar varia entre 30% e 20%. As máximas chegam aos 38ºC em Campo Grande e 43ºC em Corumbá, com umidade na casa dos 20% no município situado na fronteira com a Bolívia. Em Chapadão do Sul, região norte de MS, o calor atinge a marca dos 38ºC.
Nesta semana, o médico pneumologista Ronaldo Queiroz explicou que índices baixos de umidade relativa do ar podem levar à morte. "A umidade baixa é extremamente agressiva e pode levar danos nas vias aéreas superiores. Além do ar seco, vem com poluentes. A narina por exemplo é para filtrar o ar que respira, esquentar e umidificar".
A orientação para quem sofre com o calor e baixa umidade do ar é a de evitar ambientes aglomerados, tomar muito líquido e evitar exposição direta ao sol. "É bom tomar de dois a três litros de água por dia. Evitar o sol para não ter insolação. Se tiver que andar, que seja pouco ao sol", disse.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News