ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Aplicativo que bloqueia celulares à distância enviará alerta a receptadores

Iniciativa foi lançada em dezembro de 2023 e ganhará nova atualização em breve

Por Gustavo Bonotto | 16/05/2024 22:28
Página incial de aplicativo Celular Seguro. (Foto: Marcos Maluf)
Página incial de aplicativo Celular Seguro. (Foto: Marcos Maluf)

Compradores de aparelhos celulares passarão a receber mensagens caso o dispositivo seja proveniente de furto ou roubo. A iniciativa foi anunciada nesta semana pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública ao criar um comitê que ficará responsável pelas melhorias do aplicativo Celular Seguro.

Segundo o texto enviado à imprensa, a ideia já é adotada no Piauí e se baseia em programa de computador que armazena dados dos telefones celulares. Quando uma nova linha é habilitada, as empresas de telefonia informam em qual local e aparelho a nova conta foi criada. Caso haja um registro de furto ou roubo, o receptador é intimado, via WhatsApp, a comparecer a uma delegacia para esclarecer a situação.

Caso não tenha a nota fiscal, o comprador terá que entregar o telefone às autoridades, que o encaminham para os verdadeiros donos.

O MJSP, no entanto, ainda não informou quando a nova ferramenta entrará em operação. “Como qualquer solução tecnológica, o Celular Seguro será atualizado constantemente, a partir de demandas que venham dos próprios usuários e dos parceiros. Para agilizar esse processo, criamos o Comitê Gestor para garantir que todas as alterações tragam o máximo de eficiência e que possam ampliar ainda mais a proteção aos usuários”, relata o secretário-executivo do ministério e presidente do Comitê, Manoel Carlos de Almeida Neto.

O que é - O programa Celular Seguro possibilita o bloqueio de dispositivos e aplicativos digitais às vítimas de furto, roubo ou perda, a partir do acionamento de um botão de emergência que deve ser utilizado somente nesses casos.

O acesso ao Celular Seguro é feito por meio do site gov.br. Os aparelhos podem ser registrados via site (celularseguro.mj.gov.br) ou aplicativo, disponíveis na Play Store (Android) e na App Store (iOS).

Cada cidadão registrado no Celular Seguro poderá indicar pessoas de confiança, que estarão autorizadas a efetuar os bloqueios. Também é possível que a própria vítima bloqueie o aparelho acessando o site por um computador.

O Ministério esclarece que não há opção de bloqueio temporário, e se o aparelho for recuperado, o usuário deve contatar a operadora e outros parceiros do Projeto Celular Seguro para reativar seus acessos. O aplicativo promete ser uma ferramenta essencial na proteção dos brasileiros contra crimes relacionados a dispositivos móveis, promovendo a segurança digital e a confiança da população nas ações do governo.

Receba as principais notícias do Estado no WhatsApp. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram e TikTok

Nos siga no Google Notícias