Após fortes chuvas, cachoeira no Morro Paxixi transborda com água barrenta
Até as 12 horas, o Inmet havia registrado 32 mm de chuva em Aquidauana
Depois das fortes chuvas dos últimos dias, cachoeira no Morro Paxixi transborda e assume uma coloração avermelhada e barrenta. O local costuma ser cristalino e é uma das principais atrações turísticas de Aquidauana, distrito de Camisão, cidade que fica a 135 km da Capital.
Quem já realizou o passeio pela região sabe que em dias comuns encontraria águas limpas. Nessa parte da trilha, também haveria um fluxo menor de água. O aumento do volume de água é resultado dos 32 mm de chuva, conforme informou o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) até as 12 horas.
Uma das explicações para a alteração na cor da água é que a chuva forte carregou sedimentos do solo por falta de mata ciliar e também curvas de nível em fazendas da região, desmatadas para plantações e criação de gado.
Inclusive, o desmatamento para cultivo de soja na chamada "borda do Pantanal" tem despertado preocupação não só de ambientalistas, mas também de artistas como Almir Sater, dono de propriedade rural pantaneira, que gravou vídeo defendendo políticas de preservação e recebeu do governador Eduardo Riedel o compromisso de ações na região.
Também há o problema social, provocado pela chuva intensa na região.
Alana Segovia, de 29 anos, contou que mora há dois anos em Aquidauana, perto da MS - 450. A dona de casa relata que, em dias de chuva, fica sem ter como sair de casa devido ao estado que ficam as estradas. “Hoje mesmo as crianças não foram para a escola. Os alunos que moram na região do Morro Paxixi já ficaram quase um mês sem poder ir por conta da estrada ruim”, disse.
A jovem ainda comenta que, com a força da chuva, valetas se formam nas vias. Em certa circunstância, os próprios moradores se juntaram para melhorar a situação da estrada.