ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, DOMINGO  19    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Caminhão da Rota Bioceânica segue parado aguardando documentação para exportação

Segundo a Alfândega, os procedimentos para obter os documentos começaram com a contratação de um despachante

Por Jhefferson Gamarra | 27/11/2023 16:19
Caminhão da Rota Bioceânica segue parado aguardando documentação para exportação
Caminhão frigorífico carregado com carnes no pátio da Receita Federal em Ponta Porã (Foto: Tião Prado - Pontaporainforma)

O caminhão frigorífico que marcou a estreia do trecho da Rota Bioceânica, partindo de Campo Grande, continua estacionado no pátio da alfândega em Ponta Porã, a 323 quilômetros de Campo Grande, aguardando a documentação necessária para prosseguir viagem rumo ao porto do Chile.

O veículo, carregado com 12 toneladas de carne desossada e congelada da JBS, está retido desde sexta-feira (24), conforme relatos do delegado da alfândega local, Daniel Saldivar, devido à ausência dos documentos necessários para exportação.

Segundo o setor de despacho aduaneiro da Alfândega, os procedimentos para a obtenção dos documentos começaram nesta segunda-feira com a contratação de um despachante pelos responsáveis pela carga. A transportadora Brasil Fleet já enviou a procuração para dar entrada na documentação necessária.

Em relação à proibição da viagem, a Receita Federal esclareceu que, atualmente, a Rota Bioceânica ainda está em construção, não havendo uma operação plenamente habilitada para a exportação por transporte terrestre, sendo necessário o desembaraço para transporte direcionado ao modal fluvial.

O delegado da alfândega, Daniel Saldivar, mencionou ainda que não há um prazo fixo para a apresentação dos documentos, porém, a empresa pode cancelar o despacho de exportação perante a Receita. Caso os documentos corretos sejam apresentados, a liberação do carregamento pode ocorrer no mesmo dia. Porém, se a documentação não for providenciada em 15 dias, o sistema automaticamente cancela a declaração de exportação.

A reportagem tentou contato com a JBS, responsável pela carga transportada, mas até o momento da publicação desta matéria, não houve retorno.

Matéria editada às 7h33 de 28/11 para correção de informação sobre a propriedade do caminhão.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias