ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  01    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Carga de carne congelada produzida em MS inaugura exportação via Rota Bioceânica

Com destino aos portos do Chile, oficialmente, esse é o primeiro transporte de produtos pelo novo trajeto

Por Geniffer Valeriano | 22/11/2023 16:26
Funcionário da JBS carregando carga de carne congelada (Foto: Divulgação)
Funcionário da JBS carregando carga de carne congelada (Foto: Divulgação)

Carga de carne congelada inaugura as exportações pela Rota Bioceânica. O envio ocorreu na quarta-feira (22). Com destino aos portos do Chile, oficialmente, esse é o primeiro transporte do que é produzido no Estado a utilizar o novo corredor rodoviário.

Conforme divulgado, a carreta fará a travessia de balsa pelo Rio Paraguai, posteriormente passará por várias cidades da Argentina até chegar ao seu destino, a cidade de Iquique, no Chile. A previsão é que a viagem dure cinco dias, assim, a chegada da carga deve chegar no dia 29 de novembro.

Ao todo, estão sendo transportadas 12 toneladas de carne bovina congelada e desossada, em um caminhão refrigerado. O transporte está sendo feito pelo frigorífico da Friboi, empresa da JBS presente em Campo Grande, na saída para Sidrolândia.

O transporte está sendo realizado durante a terceira edição da expedição, organizada pelo Setlog-MS (Sindicato das Empresas de Transporte), que promove a Rota Bioceânica. Durante a viagem, também serão identificados as condições de imediata utilização da rodovia e os avanços na área de Aduanas e Autoridades Intervenientes de comércio exterior.

Carreta fará viagem com duração de cinco dias (Foto: Reprodução)
Carreta fará viagem com duração de cinco dias (Foto: Reprodução)

Expedição - A 3ª Expedição da Rota Bioceânica ou Rila (Rota de Integração Latino-Americana) terá 100 participantes saindo de Campo Grande nesta sexta-feira (24). Entre os integrantes estão autoridades, empresários e parceiros do megaprojeto. O ponto de partida do comboio está marcado em frente ao Monumento Rila, com a presença de 35 veículos.

Histórico – Desde a primeira expedição em 2013, o Setlog-MS já realizou outras três viagens de prospecção em que foram mapeadas as possíveis rotas.

A previsão é de que a comercialização internacional de grãos poderá atingir 135 milhões de toneladas e a saída pelo Oceano Pacífico reduzirá em cerca de 11 mil km de rota marítima o percurso feito atualmente feito pelo Oceano Atlântico.

“É uma rota mais barata e atende às necessidades técnicas para atingirmos os portos do Chile e fazer chegar os nossos produtos no mercado asiático”, avalia o presidente do Setlog, Cláudio Cavol.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.


Nos siga no Google Notícias