Com mais de 25 mil requerimentos em MS, veja dicas para enfrentar fila do INSS
O número representa um aumento de 10% em relação ao ano de 2022; auxílio-doença lidera lista de requerimentos
Em Mato Grosso do Sul, mais de 25 mil requerimentos de diversos benefícios aguardam respostas no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O número representa um aumento de 10% em relação ao ano de 2022. O auxílio-doença (benefício por incapacidade temporária) está no topo da lista, com mais de 9 mil solicitações de atendimento.
O tempo médio de espera de análise dos benefícios pode passar de cinco meses, mesmo com os prazos legais estabelecidos. É necessário estar com a documentação atualizada e o cadastro em dia para agilizar o atendimento.
A advogada previdenciarista e coordenadora regional do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário, Juliane Penteado Santana alerta que os requerentes estejam atentos à documentação com o cadastro atualizado no Meu INSS. “Quem está na fila aguardando deve estar preparado para quando for chamado pelo INSS, para que não haja mais atrasos".
Segundo a especialista em direito previdenciário, além dos erros na entrega da documentação, tem a dificuldade de acesso remoto ao Meu INSS e a falta de servidores para atender o público.
Reforço - A advogada previdenciarista Juliane Penteado Santana ressalta que o Ministério da Previdência tem feito plantões e “antecipado” alguns atendimentos, inclusive em Mato Grosso do Sul. "O segurado precisa ficar atento ao receber uma ligação para antecipar a perícia médica".
De acordo com o Ministério da Previdência, o INSS foi autorizado pelo MGI (Ministério da Gestão e da inovação em Serviços Públicos) a nomear mais 250 candidatos aprovados no concurso público para técnico do seguro social, realizado no ano passado. Os selecionados vão passar por um curso de formação no período de 30 dias.
De acordo com a assessoria do INSS, na repartição de Mato Grosso do Sul, até agora o mutirão de atendimento só foi realizado na agência do município de Aquidauana. Os atendimentos foram para perícias de auxílio-doença, que dominam a lista de requerimentos no Estado.
Meu INSS - A plataforma pode ser acessada tanto através do site quanto no aplicativo para celular, disponível para o sistema iOS ou Android. A plataforma on-line da Previdência Social ajuda a agilizar o atendimento dos segurados e permite o acesso aos serviços sem precisar se deslocar até uma agência.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.