Com nova lei, MS terá 1ª campanha Janeiro Branco sobre saúde mental
Publicada em junho de 2024, a legislação prevê ações educativas e preventivas
Prevista em lei estadual criada em junho do ano passado, Mato Grosso do Sul terá pela primeira vez a campanha Janeiro Branco, que é direcionada à saúde mental. Conforme o site de notícias da Assembleia Legislativa, a legislação prevê ações educativas e preventivas pelo poder público estadual, iniciativa privada e outros setores da sociedade civil organizada.
“Depressão, ansiedade, estresse crônico e outros transtornos não são 'frescura' ou fraqueza. São questões de saúde que exigem atenção, empatia e tratamento adequado. A lei Janeiro Branco busca justamente iluminar essas questões, promovendo o diálogo e quebrando tabus”, afirma a deputada Mara Caseiro (PSDB), autora do projeto.
A procura por serviços de saúde mental aquém do que as pessoas precisam é provocada por diferentes fatores.
“Isso acontece por diversos motivos: seja por estigma ou preconceito, em que muitas pessoas têm medo de serem julgadas ou mal compreendidas. Seja por dificuldade de reconhecer os sinais e sintomas de algum problema mental ou por subestimar sua gravidade, acreditando que consegue lidar e resolver as questões por conta própria”, afirma a psicóloga Simone Rodrigues de Melo Constantino, especialista em Psicologia da Saúde.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.