ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Conselho Nacional de Segurança aprova uso de câmeras na farda policial

Apesar de ser usada em outros estados, em MS equipamento não é prioridade para o governo

Por Natália Olliver | 20/01/2024 14:38
Câmeras compradas pela PM paulista para acoplar em uniforme de policiais. (Foto: Divulgação)
Câmeras compradas pela PM paulista para acoplar em uniforme de policiais. (Foto: Divulgação)

O CNPCP (Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária) aprovou nesta sexta-feira (19) a recomendação para o uso de câmeras corporais pelas polícias em todo o país. Apesar de usada em outros estados, em Mato Grosso do Sul, o equipamento não é prioridade para o governo. Até o momento, a medida não é obrigatória e será encaminhada ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, para aprovação.

O texto define regras gerais para a gravação, armazenamento e acesso às imagens gravadas durante a jornada de trabalho. Conforme o documento, os órgãos de segurança pública deverão utilizar sistemas de câmeras com acionamento automático.

A gravação deverá ser feita durante todo o turno de serviço e armazenada pelo período mínimo de três meses. Além disso, as gravações deverão ser realizadas em prisões em flagrante, no cumprimento de mandados de prisão e em inspeções de atividades prisionais.

O acesso às imagens poderá ser solicitado por pessoas que  julgarem terem sofrido algum tipo de abuso de autoridade, ou abordagens inadequadas.

Douglas Martins, presidente do conselho ressalta que  o objetivo é  reforçar a transparência das ações policiais, obter provas para investigações e proteger a ação policial.

 “Estamos tratando de uma recomendação. O conselho deliberou em vez de aprovar uma resolução, que teria um caráter mais impositivo, converter em recomendação, que aponta um horizonte do que é desejável”, afirmou.

A reportagem entrou em contato com a Sejusp (Secretaria de Segurança e Justiça de Mato Grosso do Sul), para questionar se a ação do CNPCP muda algo no cenário estadual, mas até o momento não obteve retorno.

Em MS - Em novembro de 2023, o Campo Grande News questionou o governador Eduardo Riedel (PSDB) sobre a aquisição das câmeras e se o Estado pretendia adotar o uso. Em resposta, ele afirmou que não seria necessário utilizar os equipamentos nas fardas policiais porque as equipes são umas das melhores do país. Ele ressaltou que não é uma prioridade no atual governo.

“A nossa polícia é uma das melhores do Brasil, não dito por mim, dito por todos os indicadores dos anuários que demonstram a sua atuação em uma condição muito particular. Então é uma polícia capacitada, treinada, que passou por um investimento muito grande, que continua em equipamento, em viatura, para proporcionar segurança pública e, mais recentemente, em inteligência", disse Riedel na época.

O governador justificou o preparo com a necessidade da polícia enfrentar quase 2 mil quilômetros de fronteira seca com Paraguai e Bolívia. Segundo ele, essa condição traz ao policial militar e às forças de segurança pública estadual uma demanda ainda maior.

"São esses três eixos de estruturação que fazem uma boa polícia. Gente competente valorizada, inovação, inteligência e investimento. E é o que tem acontecido no Mato Grosso do Sul”, explicou.

CNPCP -  O conselho faz parte do Ministério da Justiça e tem a função de auxiliar na formulação de políticas públicas na área criminal e penitenciária. O grupo é formado profissionais da área jurídica, professores e representantes da sociedade civil.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias