ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  14    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Corpo de Bombeiros monta força-tarefa para conter fogo no Pantanal

Com aeronaves e diversas equipes, grupamento tenta frear chamas em diferentes regiões do Estado

Por Alison Silva | 13/11/2023 16:49
Bombeiro trabalhando em combate a incêndio (Foto: Governo de MS/Divulgação)
Bombeiro trabalhando em combate a incêndio (Foto: Governo de MS/Divulgação)

Diversas equipes do Corpo de Bombeiros estão juntas para conter o fogo na região do Pantanal sul-mato-grossense. De acordo com o Corpo de Bombeiros, várias equipes estão em pontos estratégicos para controlar as chamas, pois, apenas no período noturno entre o fim deste domingo (12) e a manhã desta segunda-feira (13), o fogo avançou cerca de 20 km por causa das condições climáticas.

Na região do pantanal do Rio Negro, três guarnições atuam no controle de incêndios ao passo que na região norte (Paiaguás), duas equipes de especialistas combatem os incêndios florestais. Hoje pela manhã, cinco viaturas foram equipadas com kits pick-up e demais equipamentos de combate, além de 24 militares para reforçar o combate ao fogo no local.

O Corpo de Bombeiros destacou que outras duas equipes devem seguir de aeronave para o local, já que não há estradas na região. Nesse momento, o Comando do Corpo de Bombeiros, juntamente com o Grupamento de Operações Aéreas, está reunido para administrar as demandas causadas pelo fogo, provocado sobretudo por fortes ventos e altas temperaturas.

Aeronaves do Corpo de Bombeiros e também da Coordenadoria-Geral de Policiamento Aéreo da Polícia Militar foram encaminhadas para os pontos críticos. Outros dois pontos de menor impacto são administrados pelos bombeiros - um próximo do município de Corumbá na região de Monjolinho e outro na região do Buraco das Piranhas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, duas guarnições que estavam a caminho da região do Pantanal do Rio Negro foram surpreendidas com um grande temporal cerca de 20 km depois de Miranda, distante 207 km da Capital. Segundo os bombeiros, o deslocamento foi barrado por quedas de árvores, que fecharam a BR-262. Em Aquidauana, uma espessa fumaça dos incêndios foi vista na área urbana da cidade.

Fumaça de incêndios atinge área urbana de Aquidauana (Foto: Ronald Régis/O Pantaneiro)
Fumaça de incêndios atinge área urbana de Aquidauana (Foto: Ronald Régis/O Pantaneiro)

Segundo o Corpo de Bombeiros, não houve registro de fogo de grande proporção na região que motivaria a fumaça na parte urbana da cidade. O Governo Federal realizou, nesta segunda-feira (13), uma reunião interministerial para alinhar esforços em apoio ao combate a incêndios que atingem a região norte do Pantanal, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

No encontro, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, explicou os procedimentos necessários para o reconhecimento federal de situação de emergência e para o repasse de recursos para os municípios atingidos pelo desastre.

"O reconhecimento federal pode ser feito de forma sumária, pois todo mundo já sabe quais são as necessidades dos municípios atingidos pelos incêndios. Agora, cabe às prefeituras apresentarem os planos de trabalho, que devem trazer, entre outras informações, os danos causados e o valor solicitado. Aí, na sequência, faremos a alocação de recursos para as ações de defesa civil", destacou Waldez Góes.

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) atua desde julho em todo o Pantanal com apoio de um helicóptero do Ibama. Neste domingo, três aeronaves: do Ibama, do ICMBio e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), além de equipamentos e um caminhão do Centro Nacional de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Prevfogo), eram previstos para o combate ao fogo.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias