ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  03    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Detentas de MS produzem absorventes distribuídos em presídios

Segundo governo, MS foi o primeiro estado a implementar programa federal

Por Silvia Frias | 02/04/2025 10:08
Detentas de MS produzem absorventes distribuídos em presídios
Maquinário foi levado a presídios para a produção (Foto/Divulgação)

Começou este mês a entrega de absorventes produzidos por detentas de Mato Grosso do Sul, material que será entregue a mulheres em situação de vulnerabilidade social, além das próprias internas dos estabelecimentos penais do Estado.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Detentas de Mato Grosso do Sul iniciaram neste mês a produção e distribuição de absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade social e internas do sistema prisional. O projeto, parte do Programa Dignidade Menstrual, conta com 17 detentas capacitadas em duas unidades prisionais: o Estabelecimento Penal Feminino Irmã Irma Zorzi, em Campo Grande, e o presídio de Rio Brilhante. MS é o primeiro estado a implementar efetivamente o programa nacional, recebendo quatro kits de maquinário que incluem esterilizadora e equipamentos especializados. Há previsão de expansão para presídios em Corumbá e Ponta Porã, além de futuras parcerias com municípios para distribuição em escolas, hospitais e instituições assistenciais.

O Programa Dignidade Menstrual é iniciativa prevista para ser implementada em todo o território nacional e o governo do Estado informou que foi o primeiro a efetivar a produção e distribuição dos absorventes, segundo a coordenadora-geral de Cidadania e Alternativas Penais da Senappen, Cíntia Rangel Assumpção.

Em MS, 17 detentas do Estabelecimentos Penal Feminino Irmã Irma Zorzi, em Campo Grande, e do presídio de Rio Brilhante, participam diretamente da produção dos absorventes, depois de terem participado de capacitação. A iniciativa é desenvolvida pela Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) e integra projeto da Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais).

Detentas de MS produzem absorventes distribuídos em presídios
Em MS, 17 detentas receberam capacitação para o trabalho (Foto/Divulgação)

Para a produção, Mato Grosso do Sul recebeu quatro kits de maquinário para otimizar a produção, compostos por esterilizadora, datadora, mesa de corte e uma máquina especializada para o manuseio da manta acrílica. A previsão é de ampliação das oficinas para os presídios femininos de Corumbá e Ponta Porã, com os outros dois kits já entregues, além de mais unidades femininas e inclusão de unidades masculinas, em uma próxima etapa, quando mais maquinários forem entregues pela Senappen.

A Agepen busca firmar parcerias com os municípios para distribuir os absorventes a comunidades carentes.

Em Rio Brilhante, por exemplo, a Secretaria Municipal de Educação fornece insumos para a produção dos absorventes, que são encaminhados para escolas, hospitais, postos de saúde e instituições assistenciais.

Nesse município, onde já havia produção de absorventes, a implantação do Dignidade Menstrual aprimorou a qualidade dos produtos, incluindo a esterilização e padronização das embalagens.

Detentas de MS produzem absorventes distribuídos em presídios
Produtos começaram a ser distribuídos (Foto/Divulgação)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias