ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Em MS, 152 famílias serão beneficiadas pelo programa “Energia Social”

Para participar é preciso estar cadastrado no CadÚnico e consumir até 220 kw/h por mês

Natália Olliver | 06/01/2023 14:49
Beneficiada do programa Energia Social: Conta de Luz Zero (Foto: Arquivo Governo de MS)
Beneficiada do programa Energia Social: Conta de Luz Zero (Foto: Arquivo Governo de MS)

Em Mato Grosso do Sul, 152 famílias serão beneficiadas com o programa “Energia Social: Conta de Luz Zero” em 2023. Podem participar cidadãos que se enquadram nas regras definidas do CadÚnico (Cadastro Único do Governo Federal) e que consomem até 220 kw/h por mês.

O objetivo é de que as famílias em vulnerabilidade utilizem o dinheiro que seria usado para quitar o débito em outras finalidades, como alimentação e moradia.

De acordo com o governador Eduardo Riedel, os programas sociais são fundamentais para garantir a cidadania. ”Existe uma camada grande de pessoas que ficaram em situação de vulnerabilidade na pandemia, e estamos cumprindo nosso papel de prestar assistência a essas famílias necessitadas, pagando as contas de luz, 100% custeadas pelo Estado”, disse.

As pessoas registradas no programa recebem a fatura da conta zerada, e caso o consumo extrapole o limite preestabelecido, recebe o valor normal da conta. O direito volta a valer no mês subsequente, se atender às regras.

Priscila Machado, de 33 anos, é uma das contempladas do programa. Ela mora em Campo Grande, no Parque Residencial União, e comentou que o auxílio ajuda muito a família. “O dinheiro que gastaria com esta conta, posso usar para outra coisa como comprar alimento e até gás de cozinha. Espero que este programa se prolongue por muito tempo”, destacou.

Outra beneficiada é Rosalina Souza, de 65 anos. Ela mora sozinha no Bairro Jardim América e lembra que antes de entrar no programa já economizava muito com os gastos de energia, para reduzir os gastos. “Sou muito grato por nos dar esta ajuda, que é muito importante no começo do mês, pois ajuda as famílias que precisam. Muitas ficaram sem serviço durante a pandemia”, comentou.

Benefício - Para manter o benefício, a SEAD (Secretaria de Assistência Social e dos Direitos Humanos) orienta que os contemplados permaneçam com o Cadastro Único atualizado. A ação pode ser feita no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo à residência do beneficiário.

Nos siga no Google Notícias