ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, DOMINGO  17    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Em MS, 152 famílias serão beneficiadas pelo programa “Energia Social”

Para participar é preciso estar cadastrado no CadÚnico e consumir até 220 kw/h por mês

Natália Olliver | 06/01/2023 14:49
Beneficiada do programa Energia Social: Conta de Luz Zero (Foto: Arquivo Governo de MS)
Beneficiada do programa Energia Social: Conta de Luz Zero (Foto: Arquivo Governo de MS)

Em Mato Grosso do Sul, 152 famílias serão beneficiadas com o programa “Energia Social: Conta de Luz Zero” em 2023. Podem participar cidadãos que se enquadram nas regras definidas do CadÚnico (Cadastro Único do Governo Federal) e que consomem até 220 kw/h por mês.

O objetivo é de que as famílias em vulnerabilidade utilizem o dinheiro que seria usado para quitar o débito em outras finalidades, como alimentação e moradia.

De acordo com o governador Eduardo Riedel, os programas sociais são fundamentais para garantir a cidadania. ”Existe uma camada grande de pessoas que ficaram em situação de vulnerabilidade na pandemia, e estamos cumprindo nosso papel de prestar assistência a essas famílias necessitadas, pagando as contas de luz, 100% custeadas pelo Estado”, disse.

As pessoas registradas no programa recebem a fatura da conta zerada, e caso o consumo extrapole o limite preestabelecido, recebe o valor normal da conta. O direito volta a valer no mês subsequente, se atender às regras.

Priscila Machado, de 33 anos, é uma das contempladas do programa. Ela mora em Campo Grande, no Parque Residencial União, e comentou que o auxílio ajuda muito a família. “O dinheiro que gastaria com esta conta, posso usar para outra coisa como comprar alimento e até gás de cozinha. Espero que este programa se prolongue por muito tempo”, destacou.

Outra beneficiada é Rosalina Souza, de 65 anos. Ela mora sozinha no Bairro Jardim América e lembra que antes de entrar no programa já economizava muito com os gastos de energia, para reduzir os gastos. “Sou muito grato por nos dar esta ajuda, que é muito importante no começo do mês, pois ajuda as famílias que precisam. Muitas ficaram sem serviço durante a pandemia”, comentou.

Benefício - Para manter o benefício, a SEAD (Secretaria de Assistência Social e dos Direitos Humanos) orienta que os contemplados permaneçam com o Cadastro Único atualizado. A ação pode ser feita no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo à residência do beneficiário.

Nos siga no Google Notícias