Em MS, 160 mil famílias terão parabólicas trocadas com dinheiro de leilão 5G
A previsão é que todo o processo de troca seja encerrado até 2025
Famílias de baixa renda em todo o Brasil terão a troca de antena parabólica custeada com recursos arrecadados pelo leilão de exploração do sistema 5G. Ao todo, são 8,3 milhões de famílias contempladas.
Conforme dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), em Mato Grosso do Sul cerca de 160.000 lares ganharão os novos kits para recepção do sinal em banda KU. Em nenhum caso no estado existe a necessidade de troca de televisor, de acordo com e levantamento.
A Anatel decidiu pela troca porque percebeu interferências na transmissão parabólica por redes 5G (3,5 GHz). Logo, o serviço audiovisual não pode continuar sendo distribuído pelos atuais equipamentos e exigem versão mais moderna.
A troca de aparelhos tem previsão de ser finalizada até 2025 e será realizada por uma entidade que ainda será constituída. Para aqueles que não estão em vulnerabilidade financeira, a mudança de aparelhos terá que ser paga com os próprios recursos. De acordo com a Anatel, o kit instalado deve sair por cerca de R$250.