Em situação crítica, Hemosul faz apelo por doações de sangue A-
Tipagem O- se encontra em estado de alerta com 43%, e os tipos A+ e O+, em situação mediana com 83% e 76%
Com estoque em situação crítica, o Hemosul faz um apelo aos doadores e futuros voluntários à doação para que compareçam à unidade e ajudem a salvar vidas. Nesta sexta-feira (18) a unidade entrou em estado de emergência para o tipo sanguíneo A- que está com apenas 5% do estoque necessário para atender a demanda em todo Estado de Mato Grosso do Sul.
Segundo o Hemosul, a tipagem O- se encontra em estado de alerta com 43%, e os tipos A+ e O+, em situação mediana com 83% e 76%, respectivamente.
A Coordenadora Geral da Rede Hemosul Marli Vavas relatou a situação da unidade. “Chegamos nessa sexta com muitos pedidos dos hospitais e pouquíssimas bolsas de sangue para atendê-los. A situação é pior para essas tipagens, mas vale ressaltar que toda doação é bem-vinda e ajuda a salvar vidas. Fazemos esse apelo para que os doadores se programem e venham até o Hemosul realizar sua solidariedade”, explicou.
Para atrair doadores voluntários e amenizar a situação crítica, neste sábado (19) o Hemosul Coordenador abrirá durante todo dia, das 7h às 17h.
Para doar basta comparecer à unidade com documentos pessoais, estar bem alimentado e bem de saúde. Além dos critérios tradicionais como: ter entre 16 a 69 anos e pesar 51kg ou mais, é importante ficar atento ao intervalo necessário para quem se vacinou contra a Covid: Coronavac são 48h e para a Astrazeneca, Pfizer e Janssen intervalo de 7 dias. O Hemosul também reforça que doenças respiratórias deixam o doador inapto enquanto doente.
Outras informações estão disponíveis no site www.hemosul.ms.gov.br, nas redes sociais do Hemosul: @hemosulms ou pelo telefone (67) 99298-6316 (whatsapp).
O Hemosul Coordenador fica na Av. Fernando Correa da Costa, 1304, centro de Campo Grande.