Empresa aérea é multada em R$ 54 mil após demora para atendimento
Consumidor tentou contato com atendente via telefone três vezes e espera ultrapassou 10 minutos
A empresa Azul Linhas Aéreas Brasileiras foi multada ao pagamento de 1.310 Uferms (Unidades Fiscais Estaduais de Referência de Mato Grosso do Sul) por diversas infrações contra os consumidores, entre elas a espera da mais de 10 minutos por atendimento em ligação.
Conforme informado pelo Procon-MS, entre as reclamações e infrações constatadas na empresa estão não garantir ao cliente a opção de falar com atendente no menu principal pelo canal "Tudo Azul", induzindo ao reclamante a digitar o número do CPF. Não respeitar o prazo de 60 segundos para contato fazendo com que o consumidor esperasse por 14 minutos na primeira tentativa, 12 na segunda e 16 na terceira ligação, dois dias depois.
Além disso, a empresa não teria fornecido número do protocolo de atendimento para o consumidor, não oferecendo segurança nas relações de consumo, conforme previsto no CDC (Código de Defesa do Consumidor).
Por essa razão a empresa foi notificada pelo órgão ao pagamento de R$ 54.889 em multa com prazo de 10 dias, contados a partir do dia seguinte ao recebimento da notificação, sob pena de encaminhamento para Procuradoria-Geral do Estado para inclusão na dívida ativa.
Procurada pelo Campo Grande News a empresa Azul Linhas Aéreas Brasileiras informou que se manifestará nos autos.
* Matéria editada para acréscimo de resposta.