Empréstimo de R$ 2,3 bi para rodovias não piora endividamento, defende Riedel
Governador assegurou isso aos deputados de MS, de quem depende para autorizar a transação
O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), se reuniu com todos os deputados da Assembleia Legislativa na manhã desta quarta-feira (30). O único assunto tratado, segundo o vice-líder do governo na Casa, Pedro Pedrossian Neto (PSD), foi possível empréstimo de R$ 2,3 bilhões junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para investir na malha rodoviária estadual.
Segundo Pedrossian Neto, Riedel defendeu que o valor, mesmo sendo expressivo, não muda o índice de endividamento do Estado. "Existia a preocupação que essa captação poderia prejudicar o Estado em termos de endividamento. Então, o governador deixou claro que, em nada muda os nossos indicadores, a questão de responsabilidade fiscal, os indicadores insolvência, de liquidez e de poupança corrente líquida. Todas essas questões estão asseguradas. O governador mostrou os números e passou confiança aos deputados", explicou o parlamentar.
Conforme legislação estadual, os deputados precisam autorizar a transação financeira, continua o vice-líder do governo. "Esse projeto tramita em regime de urgência e a perspectiva é que haja essa captação desse financiamento junto ao BNDES, que está oferecendo condições de financiamento mais atrativas, seja em termos de taxa de juros, seja em termos de prazo para a amortização e carência", disse. Pedrossian adiantou que dará voto favorável à autorização.
Escoamento rodoviário - Riedel não detalhou aos parlamentares quais rodovias poderão receber investimento em infraestrutura, ainda de acordo com o deputado aliado.
O que o chefe do Executivo revelou foram informações sobre a extensão das obras e qualidade do material. "A pavimentação de cerca de 600 quilômetros de novas rodovias, que hoje são cascalhadas, e 300 quilômetros de estradas já existentes recuperadas. E também tem uma inovação que o governador está trazendo na qualidade do asfalto. Vai ser colocado um teor maior de concreto, que aumenta muito a sua durabilidade, tal como são as estradas nos países desenvolvidos, como, por exemplo, nos Estados Unidos", descreve.
Foi reafirmado, ainda, que o objetivo do empréstimo é melhorar a qualidade da malha rodoviária do Estado para escoamento de produção, considerando a operação e chegada de grandes empresas. "Mato Grosso do Sul está com uma perspectiva de quase R$ 70 bilhões em investimentos privados anunciados. Vai ter uma pressão muito grande nas nossas rodovias, sejam as federais, sejam as estaduais. Eu acho que vem em um bom momento esse financiamento e o Estado está com um crescimento acima de 10% ao ano, então, é absolutamente necessário, seja por conta do agronegócio, seja por conta da indústria", pontuou o deputado.
Tramitação - Se autorizado, o pedido de empréstimo poderá ser avaliado até o fim de 2024. Caso concedido, os recursos poderão ser aplicados até 2027. Essas são as expectativas apresentadas.
O texto enviado pelo governo à Assembleia será analisado a partir de amanhã (31). Passando pela CCJ (Comissão de Constituição de Justiça), poderá ir à votação na semana que vem.
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