Enquanto privatização não sai, BR-262 terá reforma de R$ 77,5 milhões
Edital foi lançado para obra em 113,9 km de extensão na rodovia em MS
O Dnit-MS (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) abriu licitação para contratação de empresa para serviços de conservação e recuperação da BR-262. A obra está prevista em extensão de 113,9 km da rodovia, em valor máximo estimado em R$ 77.511.138,50.
O pregão eletrônico será realizado no dia 17 de outubro, às 10h. A obra deverá ser executada em prazo de 24 meses consecutivos, a partir da assinatura do contrato, conforme edital publicado hoje no Diário Oficial da União.
No edital, a obra deverá ser realizada em trechos nos entroncamentos da BR-419, próximo de Aquidauana e na MS-185, em extensão de 113,9 km. Será permitida a participação de consórcios e a concorrência será pela forma de menor preço.
Entre as obrigações da empresa responsável, estão a manutenção de pistas e acostamentos, conservação de faixa de domínio, corte e remoção de árvores, limpeza de ponte, implantação de cerca de passagem de animais com tela de alambrado sobre mureta de blocos de concreto, além execução de tapa buraco, remendo profundo e correção de defeitos.
Rota – Trechos da BR-262, rodovia com extensão total de 328,2 km no Estado, também constam em projeto do governo de privatização que inclui, ainda, a BR-267. Além das rodovias federais, o projeto inclui a MS-040, MS-338 e MS-395.
No último dia 18, dois consórcios apresentaram pedido de autorização para elaboração dos estudos técnicos dessas estradas.
O procedimento é o primeiro passo para a privatização das rodovias e serve para buscar informações e propostas de empresas privadas interessadas em desenvolver projetos de infraestrutura, adequação de capacidade, reabilitação, operação, manutenção e conservação dessas vias.
O trâmite está dentro do cronograma previsto pelo EPE (Escritório de Parcerias Estratégicas). O resultado da escolhida após o chamamento público sairá até 18 de outubro. A previsão é que o leilão ocorra até o segundo semestre de 2024.
Além do interesse econômico, já que a BR-262 faz parte da Rota da Celulose, e de ser rota do turismo em Mato Grosso do Sul, a privatização garantiria a duplicação da rodovia que tem números preocupantes de acidente. Conforme dados da PRF (Polícia Rodoviária Federal), de 1º de janeiro a 20 de setembro, foram registrados 269 acidentes, com 318 feridos e 27 mortos.
A BR-262 corta os estados do Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul, com uma extensão total de 2.295,40 km. No estado de Mato Grosso do Sul, a rodovia se estende desde a divisa com o estado de São Paulo até a fronteira do Brasil com a Bolívia.
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