Entidade disponibiliza de graça próteses para pessoas com agenesia ou amputadas
Organização “Dar as Mãos” se estrutura em MS para beneficiar quem precisa
Agenesia de membros é a ausência ou desenvolvimento incompleto de um braço, perna ou outra parte do corpo. Algumas pessoas nascem assim devido alguma má-formação, outras sofrem amputação ou a ausência decorre de doenças. Em Mato Grosso do Sul, movimento aliado à organização “Dar as Mãos” se estrutura para beneficiar aqueles que precisam com uma prótese 3D.
Uma das voluntárias do grupo aqui em MS é Camila Correia, que conta que conheceu a entidade há poucos meses e que sua filha, hoje com 2 anos de idade, nasceu com agenesia. Não se sabe ainda quantas crianças no Estado já foram beneficiadas com próteses, mas a ideia é justamente ampliar o conhecimento das pessoas sobre o problema e ajudar aqueles que não têm condições de obter uma prótese.
Qualquer pessoa no Brasil pode solicitar uma prótese e basta comprovar a necessidade, fazendo cadastro aqui. A Dar as Mãos nasceu em São João do Ivaí (PR). A mobilização inicial aconteceu porque a filha da fundadora, Geane Poteriko) nasceu com agenesia de mão, em 2015, e a situação não foi identificada no pré-natal. Hoje a criança tem 9 anos de idade. Atualmente, há cerca de três mil famílias associadas.
Uma das coisas que mais chama atenção é que os principais beneficiados, que são as crianças, podem escolher a prótese com características de seu super-herói favorito e nas cores que quiserem. Entretanto, a entidade também ajuda adultos.
Para saber mais, o site da entidade é este aqui.
Confira a galeria de imagens: