ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Entidade disponibiliza de graça próteses para pessoas com agenesia ou amputadas

Organização “Dar as Mãos” se estrutura em MS para beneficiar quem precisa

Por Lucia Morel | 30/09/2023 17:49
Criança beneficiada com prótese do Homem de Ferro. (Foto: Divulgação)
Criança beneficiada com prótese do Homem de Ferro. (Foto: Divulgação)

Agenesia de membros é a ausência ou desenvolvimento incompleto de um braço, perna ou outra parte do corpo. Algumas pessoas nascem assim devido alguma má-formação, outras sofrem amputação ou a ausência decorre de doenças. Em Mato Grosso do Sul, movimento aliado à organização “Dar as Mãos” se estrutura para beneficiar aqueles que precisam com uma prótese 3D.

Uma das voluntárias do grupo aqui em MS é Camila Correia, que conta que conheceu a entidade há poucos meses e que sua filha, hoje com 2 anos de idade, nasceu com agenesia. Não se sabe ainda quantas crianças no Estado já foram beneficiadas com próteses, mas a ideia é justamente ampliar o conhecimento das pessoas sobre o problema e ajudar aqueles que não têm condições de obter uma prótese.

Qualquer pessoa no Brasil pode solicitar uma prótese e basta comprovar a necessidade, fazendo cadastro aqui. A Dar as Mãos nasceu em São João do Ivaí (PR). A mobilização inicial aconteceu porque a filha da fundadora, Geane Poteriko) nasceu com agenesia de mão, em 2015, e a situação não foi identificada no pré-natal. Hoje a criança tem 9 anos de idade. Atualmente, há cerca de três mil famílias associadas.

Uma das coisas que mais chama atenção é que os principais beneficiados, que são as crianças, podem escolher a prótese com características de seu super-herói favorito e nas cores que quiserem. Entretanto, a entidade também ajuda adultos.

Para saber mais, o site da entidade é este aqui.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias