Entra em vigor decreto que estipula toque de recolher em MS
Medida foi anunciada na última semana, depois do aumento de casos de covid-19 em todo o Estado
A partir de hoje (14) e por prazo de 15 dias, o governo do Estado determinou toque de recolher das 22h às 5h, proibindo a circulação de pessoas salvo em casos emergenciais ou de trabalho.
A medida foi anunciada na semana passada após o aumento dos casos de infecção da covid-19 em Mato Grosso do Sul, que voltoua registrar números alarmantes. Em uma semana, o Estado contabilizou 8.149 casos positivos para doença. Desde sábado, foram 86 mortes em decorrência da covid-19.
Pelo decreto estadual publicado no dia 11 de setembro, os municípios deverão adotar as recomendações previstas no Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia), em que as bandeiras determinaram o que deve ou não permanecer aberto por conta do risco de infecção.
Os municípios que não adotarem as recomendações, devem apresentar justificativa técnica para o descumprimento.
A fiscalização do cumprimento do toque de recolher estará sob responsabilidade da PM (Polícia Militar), Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e as Guardas Municipais.
Em Campo Grande, há decreto em vigência, que também estipula toque de recolher das 22h às 5h, previsto para dia 21 de dezembro. Caso não prorrogue a medida, a capital entra no decreto estadual, com vigência até o fim do mês.
No fim de semana, a Guarda Municipal flagrou várias festas na cidade. Em uma casa de shows, na Vila Bandeirante, cerca de 300 pessoas foram flagradas em aglomeração e fora do horário estipulado.
O decreto estadual poderá ser prorrogado, conforme o texto assinado pelo governador Reinaldo Azambuja.