ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, TERÇA  14    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Estado e PF firmam acordo de cooperação para fiscalizar transporte clandestino

Parceria envolve troca de informações, compartilhamento de dados, capacitações e ações integradas

Por Gustavo Bonotto | 11/12/2024 22:18
Estado e PF firmam acordo de cooperação para fiscalizar transporte clandestino
Carlos Alberto Assis, diretor-presidente da Agems, e o superintendente da PF, Carlos Henrique Cotta D’Ângelo, durante assinatura de acordo. (Foto: Cleidiomar Barbosa)

Agems (Agência Estadual de Regulação) e a Superintendência Regional da Polícia Federal firmaram, nesta quarta-feira (11), um acordo de cooperação técnica para combater o transporte clandestino de passageiros e monitorar concessões rodoviárias em Mato Grosso do Sul. A assinatura aconteceu na sede da PF e contou com a presença de autoridades estaduais e federais.

Conforme a nota divulgada à imprensa, a parceria envolve troca de informações, compartilhamento de dados, capacitações e ações integradas. O objetivo é aumentar a segurança dos usuários e coibir atividades ilegais, como tráfico de drogas e pessoas, frequentemente associadas ao transporte irregular.

O acordo também prevê investimentos em tecnologia, como câmeras de reconhecimento facial em pontos estratégicos do Estado, incluindo aeroportos e aduanas, para reforçar a segurança. A medida conta com o apoio da bancada federal e outras instituições parceiras.

O diretor-presidente da Agems, Carlos Alberto de Assis, destacou que o acordo fortalece a fiscalização de ônibus que entram no Estado, especialmente vindos da fronteira internacional. "Estamos aprimorando nossa fiscalização, e essa parceria nos fortalece muito, como nas situações envolvendo ônibus que entram no Estado vindos da Bolívia, trazendo passageiros de forma clandestina”, afirma.

Já o superintendente da PF, Carlos Henrique Cotta D’Ângelo, enfatizou a importância de unir esforços para enfrentar desafios como o tráfico de pessoas. "À medida que a Agência for se fortalecendo, for se incrementando, nós vamos estar ainda mais juntos, para prover o que for possível e também para receber o apoio de vocês. É um ganha-ganha que, no fim das contas, quem se beneficia é a população".

A iniciativa ocorre em um momento estratégico, considerando o impacto da futura Rota Bioceânica, que deve posicionar Mato Grosso do Sul como um centro logístico para o transporte de cargas e passageiros.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.

Nos siga no Google Notícias