ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Estado libera 4ª dose da vacina, agora para idosos e profissionais da saúde

Cerca de 58 mil profissionais da saúde e 280 mil idosos estão aptos a receber o reforço

Jhefferson Gamarra e Adriel Mattos | 08/02/2022 16:46
Idoso recebendo o imunizante em asilo da Capital (Foto: Aletheya Alves/Arquivo)
Idoso recebendo o imunizante em asilo da Capital (Foto: Aletheya Alves/Arquivo)

A SES-MS (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul) autorizou nesta terça-feira (8) a vacinação de idosos acima de 60 anos e profissionais da saúde com a 4ª dose da vacina contra a covid-19. Anteriormente, o reforço na vacinação estava restrito a pessoas acima de 18 anos com alto grau de imunossupressão.

De acordo com o secretário Geraldo Resende, todos as cidades estão autorizadas a iniciar a imunização do novo público imediatamente. “Temos estoque para vacinar os 58 mil profissionais da saúde e os 280 mil idosos de Mato Grosso do Sul”, afirmou o titular da pasta.

O reforço deverá obedecer ao aprazamento de 4 meses após a terceira dose recebida, tanto para os profissionais da saúde quanto para os idosos. No caso de gestantes e puérperas, o intervalo deverá ser de 5 meses, sendo vedada a aplicação de AstraZeneca e Janssen.

“A liberação esta relacionada com a Ômicron pois temos observado um número de óbitos expressivo entre quem tem mais de 60 anos, então há a necessidade de reforçar a imunização desse público e também proteger os profissionais que estão na linha de frente”, comentou o o assessor militar da SES, coronel Marcello Fraiha.

A extensão do público foi decidida em acordo com o COE (Centro de Operações de Emergência) do governo do Estado e a CIB (Comissão Intergestores Bipartite), vinculada à secretaria.

Nos siga no Google Notícias