ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SÁBADO  04    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Ex-secretária adjunta de ministério, economista é nova diretora da MS Gás

Cristiane Alkmin Junqueira Schmidt foi empossada nesta quarta-feira (17) pelo governador Eduardo Riedel (PSDB)

Por Caroline Maldonado | 17/07/2024 17:15
Nova diretora-presidente da MS Gás, Cristiane Alkmin Junqueira Schmidt, após assinatura da posse nesta quarta-feira (17). (Foto: Bruno Rezende/MS GÁS)
Nova diretora-presidente da MS Gás, Cristiane Alkmin Junqueira Schmidt, após assinatura da posse nesta quarta-feira (17). (Foto: Bruno Rezende/MS GÁS)

A MS Gás (Companhia de Gás do Estado de Mato Grosso do Sul) tem novo comando a partir desta quarta-feira (17). O governador Eduardo Riedel (PSDB) assinou a posse da economista Cristiane Alkmin Junqueira Schmidt, ex-secretária-adjunta de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda e ex-secretária de Economia do Estado de Goiás.

Com currículo extenso nas áreas de economia e gestão de negócios, inclusive no setor privado, Cristiane vai substituir Rui Pires dos Santos.

"Esse é um novo momento para a companhia, que nos últimos nove anos, sob o comando do Rui Pires dos Santos, saltou de pouco mais de 2 mil clientes no final de 2014 para mais 20 mil em 2024, um crescimento expressivo que mostra força e compromisso da empresa. Não tenho dúvidas de que a Cristiane chega em um novo momento e que vai desempenhar um trabalho importantíssimo para o crescimento e expansão da MSGÁS", afirma o governador.

A nova diretora-presidente tem como grandes objetivos garantir insumo para o desenvolvimento econômico do Estado; assegurar uma empresa competitiva e lucrativa e investir nas fontes renováveis para redução da emissão de poluentes.

Cristiane destacou que o Brasil lidera e vai seguir liderando a transição energética pelo histórico de adoção de matrizes energética e elétrica renováveis, mas diante da rapidez com que o clima muda, há que se antecipar o divisor da transição, com estratégias e metas bem definidas e simetrias nas legislações para que as ações não fiquem dispersas.

"Temos o objetivo de trabalhar para consolidar o crescimento da MSGÁS no mercado de energia de Mato Grosso do Sul. Vamos seguir a política de desenvolvimento que vem sendo executada pelo governador Eduardo Riedel e com o secretário Jaime Verruck. Estamos assumindo a companhia com muitos projetos promissores em seu portfólio de ações, ancoradas em uma política de descarbonização muito bem alinhada, com práticas sustentáveis reguladas. Quanto aos desafios, eles são inerentes ao setor", analisa a diretora-presidente da MS Gás.

Secretários de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Perez; de Meio Ambiente e Desenvolvimento, Jaime Verruck; governador Eduardo Riedel e a nova diretora-presidente da MS GÁS, Cristiane Alkmin Junqueira Schmidt. (Foto: Bruno Rezende/MS GÁS)
Secretários de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Perez; de Meio Ambiente e Desenvolvimento, Jaime Verruck; governador Eduardo Riedel e a nova diretora-presidente da MS GÁS, Cristiane Alkmin Junqueira Schmidt. (Foto: Bruno Rezende/MS GÁS)

Currículo - Com mestrado e doutorado em economia pela EPGE/FGV (Escola Brasileira de Economia e Finanças da Fundação Getúlio Vargas), Cristiane atuou como pesquisadora visitante na Universidade de Columbia, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Ela é consultora sênior para o Banco Mundial, colunista do Instituto Millenium e da revista Conjuntura Econômica e parecerista nas áreas de regulação, concorrência, defesa comercial, orçamentária, fiscal, de planejamento, tributária e gestão pública.

Além disso, a nova diretora da MS Gás é membro do “Mulheres na Regulação” e do “WebAdvocacy” e conselheira da Associação Brasileira do Direito e Economia. Há 20 anos, Cristiane é professora dos cursos de MBA (Master of Business Administration) da FGV, além de dar cursos e palestras para outras instituições, e há 20 é parecerista da Revista de Direito Administrativo da FGV Direito Rio.

No setor público, foi secretária-adjunta da Secretária de Acompanhamento Econômico do MF de 2000 a 2003 (4 anos); foi conselheira do Cade de 2015 a 2018 (4 anos) e foi secretária da Economia de Goiás (Fazenda, Planejamento e Orçamento) de 2019 a abril de 2023.

Também foi vice-presidente do Comsefaz (Conselho dos Secretários de Fazenda) em 2022/2023, presidente do Conselho Fiscal da CelgPar de janeiro de 2019 a setembro de 2023, presidente do Conselho de Administração da PreviCom de janeiro de 2019 a setembro de 2023, e membro do Conselho Fiscal da Saneago de janeiro de 2021 a setembro de 2023.

No setor privado, foi gerente-geral de Assuntos Coorporativos da Embratel, economista sell side do Ibre/FGV e do Itaú Asset e giretora do Departamento Econômico do Family Office do Grupo Libra. Além disso, foi diretora estratégica da Cementos Progreso e diretora0-executiva da ONG Pacunam (ambos na Guatemala), e diretora do Departamento Econômico da Compañia de Comércio e Exportación e diretora-adjunta da Autoridad de Desarrollo Local (ambos em Porto Rico).

Também foi consultora para o Banco Mundial e para as Nações Unidas para países na África e na América Central, e lecionou no Ibmec, na PUC/RJ, na Universidad Francisco Marroquín e na Universidad Rafael Landívar (ambas na Guatemala).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias