ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEGUNDA  22    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Gestão quer ampliar conhecimento sobre educação fiscal nas escolas

Titulares de finanças de Campo Grande e Mato Grosso do Sul se reuniram durante a tarde desta quarta-feira (10)

Gustavo Bonotto | 10/05/2023 21:45
Titular da secretaria estadual de finanças, Josceli Pereira, durante reunião com outros gestores. (Foto: Reprodução/Sefaz)
Titular da secretaria estadual de finanças, Josceli Pereira, durante reunião com outros gestores. (Foto: Reprodução/Sefaz)

Reunião entre titulares da Sefaz (Secretaria Estadual de Fazenda) e Sefin (Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento) discutiu ações para fomentar a educação fiscal em Campo Grande. O encontro aconteceu na tarde desta quarta-feira (10).

De acordo com o portal de notícias do governo, um dos objetivos abordados na reunião foi o cumprimento das ações previstas no PNEF (Programa Nacional de Educação Fiscal), como formas de conscientizar e levar informação sobre impostos e tributos para a população.

Estado e municípios podem estabelecer ações de Educação Fiscal voltados para diferentes públicos, incluindo estudantes, empreendedores e trabalhadores. “O objetivo é desenvolver uma cultura de responsabilidade fiscal, com a promoção da transparência e do controle social sobre a arrecadação e alocação dos recursos públicos”, frisa Josceli Pereira, responsável pela UNEDF (Equipe da Unidade de Educação Fiscal).

Márcia Hokama, responsável pela pasta municipal, acredita que a melhor maneira de iniciar este trabalho será focando nos estudantes da Rede Municipal de Ensino, levando o tema para as salas de aula por meio de atividades lúdicas e interativas, seguindo as diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Em concordância, Josceli complementa que o aluno pode ser o maior disseminador da Educação Fiscal, pois compartilham com seus familiares os conhecimentos e as práticas aprendidas nas aulas.

"Eles podem, por exemplo, explicar aos familiares como é calculado o imposto de renda ou como os recursos arrecadados são utilizados pelo Estado para prover os serviços públicos. A importância de atingir os alunos reside no fato de que eles são os futuros contribuintes e agentes transformadores da sociedade. E ao desenvolverem uma cultura de responsabilidade fiscal desde cedo, os alunos estarão mais preparados para exercerem sua cidadania de forma participativa e crítica", disse a titular.

Dessa maneira, a próxima aliança será junto à Secretaria Municipal de Educação para que se possa encantar professores e gestores escolares municipais, os porta-vozes em sala de aula, a respeito da importância de disseminar a educação fiscal.

Nos siga no Google Notícias