Hemosul convoca doadores após registrar baixo estoque de sangue
Segundo o departamento, a situação pode prejudicar o atendimento de toda a rede estadual
A unidade central do Hemosul, em Campo Grande, decretou situação de emergência após atingir baixo estoque de sangue para os tipos "O" positivo e negativo durante a tarde desta quinta-feira (11). De acordo com a coordenação do departamento, o número diário de doadores não atinge a meta de 100 pessoas.
Para manter as doações de sangue e continuar atendendo pacientes e hospitais, o Hemosul convoca os doadores de sangue a comparecerem em Campo Grande e também nas unidades coletoras do interior de Mato Grosso do Sul.
Além da unidade central, as doações também podem ser feitas na Santa Casa e no Hospital Regional, em Campo Grande. No interior, as unidades coletoras funcionam em Dourados, Três Lagoas, Ponta Porã, Paranaíba e Coxim. A rede também possui unidades de armazenamento e distribuição em Aquidauana, Corumbá, Naviraí e Nova Andradina.
Como doar - Para doar basta comparecer à unidade com documentos pessoais, estar bem alimentado e bem de saúde. Também é necessário ter entre 16 a 69 anos e pesar 51 kg ou mais. Além disso, é importante ficar atento ao intervalo para quem se vacinou contra a covid (Coronavac 48h, já Astrazeneca, Pfizer e Janssen intervalo de 7 dias).
No Hemosul Coordenador, que funciona na Avenida Fernando Corrêa da Costa, as doações podem ser feitas de segunda a sexta das 7h às 17h e aos sábados das 7h às 12h.
As doações também podem ser feitas na Santa Casa e no Hospital Regional, que funcionam das 7h às 12h – de segunda a sexta-feira.