Hospitais Universitários reabrem seleção de médicos na pandemia
Em MS, são duas unidades administras pela Ebserh, em Campo Grande e Dourados
A Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) reabriu as inscrições do processo seletivo emergencial nacional para contratação de profissionais a fim de complementar a força de trabalho nos Hospitais Universitário Federais que compõe sua rede, visando o atendimento da população no combate à pandemia da covid-19.
Em Mato Grosso do Sul existem duas unidades universitária, em Campo Grande, no campus da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), e em Dourados, administrado pela UFGD (Universidade Federal de Grande Dourados).
A contratação de profissionais é um dos entraves para viabilizar novos leitos para pacientes contaminados. Não há mais vagas nas redes pública e particular do Estado. Nesta semana, o secretário de estado de Saúde, Gerando Resende, afirmou que tenta viabilizar 50 leitos no recém-inaugurado Hospital da Mulher e da Criança, no HU, de Dourados, distante 233 quilômetros de Campo Grande.
A abertura, no entanto, além de autorização do Ministério da Saúde e Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), esbarra na falta de profissionais. Do total de leitos, 30 serão de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 20 serão clínicos para atender pacientes com covid-19.
Para os demais cargos da área, o HU-UFGD esclarece que possui cadastro de reserva válido e que, conforme as determinações prévias da Ebserh – Sede, possibilitaram suas contratações baseadas no número de leitos habilitados para atendimento a covid-19.
Todavia, a Ebserh destaca que em todo País, a falta de profissionais de saúde de todas as especialidades, em especial a classe médica, tem dificultado sobremaneira a efetivação das contratações e consequente composição das escalas para atendimento.
As informações sobre a seleção dos cargos, constam nos editais publicados no link
https://www.gov.br/ebserh/pt-br/acesso-a-informacao/agentes-publicos/concursos-e-selecoes/selecoes