Hospital Regional prorroga suspensão das cirurgias eletivas devido pandemia
Também vai continuar sem receber pacientes gestantes de alto risco na unidade
O HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) prorrogou a suspensão das cirurgias eletivas, serviços de endoscopia e doação e transplantes de órgãos, enquanto perdurar a pandemia do coronavírus no Estado. Também seguem proibidos os encaminhamentos de pacientes gestantes de alto risco.
Esta medida tinha sido adotada de forma provisória em 15 de julho, agora a direção do hospital resolveu prorrogar enquanto durar o estado de calamidade. A exceção serão os casos de urgência e emergência que chegarem na unidade, para cirurgias eletivas e outros serviços (hemodinâmica e endoscopia).
A direção informou que nos casos que não se enquadram na portaria, caberá a presidência definir o que será feito ou permitido. O Hospital Regional é a unidade de referência do Estado no tratamento de pacientes com covid-19, por isso adotou estas medidas de funcionamento.
Para adotar estes critérios, em julho foi feita uma reunião técnica entre a SES (Secretaria Estadual de Saúde), juntamente com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e a direção do hospital, para se chegar a esta decisão e planejamento. A nova portaria foi publicada hoje (27), no Diário Oficial do Estado.