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Cidades

Golpistas reaparecem e INSS alerta: prova de vida não foi suspensa

Benefício não será bloqueado por falta de comprovação e 34,6 milhões estão atualizados

Por Kamila Alcântara | 15/01/2025 14:24
Golpistas reaparecem e INSS alerta: prova de vida não foi suspensa
Fila em frente à agência do INSS da Rua Anhanduí, em Campo Grande (Foto: Marcos Maluf)

Com mais uma série de informações erradas divulgadas pelas redes sociais, dizendo que vai "retomar a prova de vida em 2025", o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) alerta: a medida nunca foi suspensa e ocorre todo ano por medida de Lei.

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O INSS desmente rumores nas redes sociais sobre a retomada da prova de vida em 2025, afirmando que o procedimento anual nunca foi suspenso e é realizado por meio de cruzamento de dados, com mais de 34 milhões de atualizações em 2023. A mudança em janeiro de 2023 eliminou a necessidade de comparecer presencialmente a uma agência. O INSS alerta para golpes envolvendo falsos servidores e reforça que não há bloqueio de benefícios por falta de prova de vida, sendo possível a atualização via aplicativo Meu INSS, site ou telefone 135.

Atualizada, a prova de vida é feita por cruzamento de informações e já apresentou resultado satisfatório, com 34,6 milhões de atualizações e 36,9 milhões de pessoas elegíveis.

Uma mudança realmente aconteceu, mas em janeiro de 2023, quando o INSS ficou responsável pelo cruzamento de dados dos beneficiários e dispensou a obrigatoriedade das pessoas irem até uma agência para atendimento físico.

Não haverá bloqueio de benefícios por falta de prova de vida. Além disso, o INSS não envia servidores para fazer comprovação de vida e arrecadação de documentos na casa do beneficiário. Desde abril de 2024 o INSS tem alertado sobre pessoas se fazendo passar por servidores da autarquia.

Base de dados - Atendimentos no Cras (Centro de Referência de Assistência Social), Bolsa Família, bancos ou outros serviços aos cidadãos são usados na atualização dos dados. Caso não seja atualizado, a pessoa poderá acessar o aplicativo ou site Meu INSS, ou ligar para a Central de Atendimento telefônico 135.

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