ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

MEC afirma que escolas de MS escolheram livro agora censurado pelo Estado

Ministério da Educação explica que obras são selecionadas após avaliação de professores, mestres e doutores

Por Anahi Zurutuza | 07/03/2024 16:29
Livro foi lançado pela Companhia das Letras em 2020 (Foto: Divulgação)
Livro foi lançado pela Companhia das Letras em 2020 (Foto: Divulgação)

O livro “O Avesso da Pele”, do escritor e professor Jeferson Tenório, banido das bibliotecas das escolas da Rede Estadual de Ensino, está no catálogo do PNLD (Programa Nacional do Livro e do Material Didático) e escolha dos conteúdos a serem trabalhados a cada ano letivo é das escolas, segundo o MEC (Ministério da Educação).

Em nota enviada ao Campo Grande News, a pasta explicou que as equipes pedagógicas das escolas têm autonomia para fazer a seleção dos materiais que mais se adequam à realidade dos alunos.

O MEC informou ainda que o Programa Nacional do Livro e do Material Didático existe há mais de 85 anos e tem adesão de 95% das redes de ensino do Brasil. “A permanência no programa é voluntária, de acordo com a legislação, em atendimento a um dos princípios basilares do PNLD, que é o respeito à autonomia das redes e escolas”.

O ministério defende ainda que a aquisição das obras acontece por meio de chamamento público, “de forma isonômica e transparente”, e que todos os livros passam por análise de professores, mestres e doutores inscritos no bando de avaliadores do MEC.

“O Avesso da Pele” está no PNLD desde 2022 e havia sido distribuído para 75 das 349 escolas estaduais este ano, segundo a SED (Secretaria Estadual de Educação). A obra, da editora Companhia das Letras, tem sido questionada, por usar palavrões e falar explicitamente de sexo.

Nesta quinta-feira (7), após o romance levantar polêmica que “uniu” direita e esquerda na Assembleia Legislativa, a secretaria de Educação informou que o próprio governador Eduardo Riedel (PSDB) determinou a retirada de exemplares da biblioteca. “Por determinação do governador Eduardo Riedel, e após avaliação da SED da obra 'O avesso da pele', distribuída pelo Ministério da Educação, haverá recolhimento imediato dos exemplares”, diz nota distribuída à imprensa.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias