Mesmo com decretos de restrição, comércio fica lotado na fronteira
Bonito também recebe turistas de forma razoável com expectativa de maior fluxo nos próximos dias

Mesmo com as medidas de restrições para evitar a circulação de pessoas nas cidades turísticas do Estado, devido a pandemia da covid-19, muitos sul-mato-grossenses aproveitaram o feriado de Corpus Christi para viajar.
Segundo o prefeito de Ponta Porã, Helio Pelluffo (PSDB) o Shopping China em Pedro Juan Caballeiro, cidade gêmea do município que ele comanda estava lotado.
“Ponta Porã ficou calma. O pessoal respeitou, os bares respeitaram as regras. Mas tinha muita gente na casa de importados. Infelizmente é isso. Até foi um pouco menos do que estava esperando, mas continua cheio de gente”, lamentou.
Já em Bonito, o presidente do Instituto de Desenvolvimento da cidade, Augusto Barbosa Mariano, disse que muitos turistas chegaram na cidade nesta quinta-feira (03).
“A tendência é que chegue mais gente. Até domingo deve dar um movimento legal. O decreto está sendo seguido a risca. Até ontem as pessoas não sabiam das regras e a polícia está fazendo fiscalização boa e a orientação de quem está descumprindo as regras”, explicou.
Os cancelamentos das reservas foram feitos principalmente por pessoas do Estado. “Turistas de fora mantiveram a reserva. Ligaram para perguntar se a cidade está funcionando normal e decidiram vir sabendo que os protocolos de biossegurança estão sendo seguidos à risca. Isso dá uma sensação de segurança.”
A cidade vizinha, Jardim teve um feriado bem tranquilo. A prefeita Clediane Areco (DEM) comemorou a pouca circulação de pessoas no local. “Aparentemente os decretos surtiram efeito e deram resultado. Não vi nem movimento na estrada. A equipe de vigilância sanitária, agentes de saúde, passaram o dia nos comércios fazendo orientação. As pessoas estão respeitando o decreto não tivemos nenhuma ocorrência negativa até o momento”, pontuou.

Já em Corumbá, muitas pessoas aproveitaram a folga para se vacinar. Com o público alvo de imunização de 44 anos ou mais a cidade teve um novo recorde de vacinados. Foram 2.347 doses aplicadas em um único dia.
A Polícia Militar também não registrou ocorrências até o fechamento desta matéria. As festas clandestinas no município começam a ser denunciadas a partir das 20h. De ontem pra hoje, três eventos ilegais foram suspensos pela fiscalização.