ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

MPF encerra aplicativo e denúncias passam a ser recebidas pelo site

Fim da ferramenta foi determinada por baixa procura pelo canal de informação

Por Silvia Frias | 30/09/2023 12:51
Aplicativo tinha baixo acesso, segundo MPF (Foto/Reprodução)
Aplicativo tinha baixo acesso, segundo MPF (Foto/Reprodução)

A partir de segunda-feira (2), o MPF (Ministério Público Federal) encerrará o aplicativo para dispositivos móveis MPF Serviços. Qualquer denúncia ou solicitação de informações processuais e outros 14 serviços somente poderão ser feitos pelo site do órgão (https://www.mpf.mp.br/mpfservicos).

A decisão de descontinuar essa ferramenta se baseia na baixa procura pelo canal de comunicação. De acordo com a Secretaria Jurídica e de Documentação do MPF, apesar do encerramento do aplicativo, o acesso do cidadão ao canal de denúncias continua fácil, já que o site é adaptado.

Pelo site, também é possível ter acesso aos demais serviços do MPF, como peticionar em procedimento já existente, enviar documentos, solicitar informações processuais (cópias/vistas) e dados previstos na Lei de Acesso à Informação, consultar processos e o andamento de manifestações, entrar em contato com a Ouvidoria, entre outros. Além disso, os cidadãos podem solicitar prioridade na tramitação de procedimentos, agendar audiências com procuradores e acessar o chat de atendimento virtual (disponível em algumas localidades).

Também a partir de 2 de outubro, os cidadãos que quiserem fazer uma denúncia ou entrar em contato com a Ouvidoria devem acessar o site do MPF e fazer o login via governo federal. O novo procedimento também será necessário para pedidos de informações previstas na Lei de Acesso à Informação e para solicitações de informações processuais, cópias/vistas, prioridade de tramitação e audiência com membros do MPF.

A identificação através do login do governo federal, que já é requerida para acessar alguns dos serviços do MPF, tem como objetivo aumentar a segurança no envio de informações e prevenir a submissão de documentos falsos ao órgão.

A criação de uma conta no gov.br é gratuita e está disponível para todos os cidadãos brasileiros, com diferentes níveis de autenticação, incluindo bronze, prata e ouro. Esses níveis variam de acordo com o processo de validação de dados, os tipos de serviços acessados e as transações que podem ser realizadas.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias