ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

MS libera 4ª dose de vacina para pessoas de 40 anos

Segundo Secretaria de Saúde do Estado, cerca de 140 mil pessoas serão beneficiadas com a medida no Estado

Liana Feitosa | 17/06/2022 16:38
Profissional de saúde prepara vacina para aplicação. (Foto: Henrique Kawaminami / Arquivo)
Profissional de saúde prepara vacina para aplicação. (Foto: Henrique Kawaminami / Arquivo)

Após adiantar para o Campo Grande News a previsão de liberação da 4ª dose da vacina contra covid para a população de 40 anos ou mais, o titular da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Flávio Britto, informou que a medida passa a valer a partir deste sábado (18). Segundo o gestor, cerca de 140 mil pessoas serão beneficiadas com a medida no Estado.

Pressa - “Conseguimos antecipar nossa decisão e, cidades que tiverem estoque, poderão vacinar o público acima dos 40 anos a partir de amanhã”, afirmou o secretário ao Campo Grande News. Podem tomar a 4ª dose as pessoas com mais de 40 anos e que tenham tomado a 3ª dose há pelo menos 4 meses.

A liberação ocorre hoje (17) “em caráter informal”, segundo o secretário, mas será oficializada no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (20). “Já estamos em contato com o Cosems (Conselho de Secretários Municipais de Saúde) para que seja feita a liberação nos municípios do Estado já neste sábado”, detalhou Britto.

Preocupação - A antecipação na liberação se dá pela necessidade de combater o aumento no número de casos de covid em MS nas últimas semanas. De acordo com o último boletim epidemiológico da SES, divulgado na terça-feira (14), em apenas uma semana foram registradas 28 mortes e 4.090 casos no Estado. Pessoas entre 9 e 95 anos morreram em decorrência da doença na semana em questão.

“Nosso pedido insistente é para que as pessoas se vacinem. O que impede a curva de casos e os óbitos é ter o ciclo vacinal completo. A covid não acabou, a doença está aí. Nós continuamos com os leitos preparados, com as unidades de saúde preparadas, mas é extremamente importante que as pessoas não pensem que a covid acabou”, alertou o secretário.

“Evitem lugares fechados e, ao frequentarem esses locais, usem máscara, higienizem as mãos e procurem manter distanciamento, principalmente nessa época que é mais propícia para doenças respiratórias”, orientou.

Nos siga no Google Notícias