MS libera 4ª dose de vacina para pessoas de 40 anos
Segundo Secretaria de Saúde do Estado, cerca de 140 mil pessoas serão beneficiadas com a medida no Estado
Após adiantar para o Campo Grande News a previsão de liberação da 4ª dose da vacina contra covid para a população de 40 anos ou mais, o titular da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Flávio Britto, informou que a medida passa a valer a partir deste sábado (18). Segundo o gestor, cerca de 140 mil pessoas serão beneficiadas com a medida no Estado.
Pressa - “Conseguimos antecipar nossa decisão e, cidades que tiverem estoque, poderão vacinar o público acima dos 40 anos a partir de amanhã”, afirmou o secretário ao Campo Grande News. Podem tomar a 4ª dose as pessoas com mais de 40 anos e que tenham tomado a 3ª dose há pelo menos 4 meses.
A liberação ocorre hoje (17) “em caráter informal”, segundo o secretário, mas será oficializada no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (20). “Já estamos em contato com o Cosems (Conselho de Secretários Municipais de Saúde) para que seja feita a liberação nos municípios do Estado já neste sábado”, detalhou Britto.
Preocupação - A antecipação na liberação se dá pela necessidade de combater o aumento no número de casos de covid em MS nas últimas semanas. De acordo com o último boletim epidemiológico da SES, divulgado na terça-feira (14), em apenas uma semana foram registradas 28 mortes e 4.090 casos no Estado. Pessoas entre 9 e 95 anos morreram em decorrência da doença na semana em questão.
“Nosso pedido insistente é para que as pessoas se vacinem. O que impede a curva de casos e os óbitos é ter o ciclo vacinal completo. A covid não acabou, a doença está aí. Nós continuamos com os leitos preparados, com as unidades de saúde preparadas, mas é extremamente importante que as pessoas não pensem que a covid acabou”, alertou o secretário.
“Evitem lugares fechados e, ao frequentarem esses locais, usem máscara, higienizem as mãos e procurem manter distanciamento, principalmente nessa época que é mais propícia para doenças respiratórias”, orientou.